BERGSON - autor de Matière et mémoire, filosofo da vida psicologica. Trabalha com conceitos de memoria, tempo, devir, élan vital, energia.
Segundo Ecléa Bosi "Memoria e sociedade", Bergson persegue uma rica fenomenologia da lembrança, bem como uma série de distinçöes de carater analitico. Matière et mémoire, conscitui o centro dos debates sobre tempo e memoria, ....liames que unem a lembrança à consciência atual e, por extensöa, a lembrança ao corpo de idéias e representaçöes que se chama, hoje, correntemente, "ideologia".
Indagaçäo de auto-analise voltada para a experiência da percepçäo: O QUE PERCEBO EM MIM QUANDO VEJO AS IMAGENS DO PRESENTE OU EVOCO AS DO PASSADO? Percebo, em todos os casos, que cada imagem formada em mim esta mediada pela imagem, sembre presente, do meu corpo. O sentimento difuso da propria corporeidade é constante e convive, no interior da vida spicologica, com a percpecçäo do meio fisico ou socila que circunda o sujeito. Bergson observa, também, que esse presente CONTINUO se manifesta, na maioria das vezes, por movimentos que definem açöes e reaçöes do corpo sobre o seu ambiente.... Nexo entre IMAGEM DO CORPO e AÇAO. (Bosi p. 6).
p. 6.
ESQUEMA MOTOR -
Quando o trajeto é de ida e volta IMAGEM-CEREBRO-AÇAO
ESQUEMA PERCEPTIVO -
Quando é só de ida IMAGEM-CEREBRO-REPRESENTAÇAO
A percepçäo e, ainda mais profundamente, a consciência, derivam, para Bergson, de um processo inibidor realizado no centro do sistema nervoso; processo pelo qual o estimulo näo conduz à açäo retrospectiva...
p. 7. O CORPO
o corpo, interposto entre os objetos que agem sobre ele o os que ele influencia, näo é mais que um condutor, encarregado de recolher os movimentos, e de transmiti-los, quando näo os detém a certos mecanismos motores, determinados se a açäo é reflexa, escolhidos se a açäo é voluntaria...
8. percepçäo atual ¥ lembrança - Para Bergson, o universo das lembranças näo se constitui do mesmo modo que o universo das percpeçöes e das idéias. Todo o esforço cientifico e especulativo de Bergson esta centrado no principio da diferença: de um lado, o par percepçäo-idéia, par nascido no coraçäo de um presente corporal continuo; de outro, o fenômeno da lembrança, cujo aparecimento é descrito e explicado por outros meios. Essa oposi9âo entre o perceber e o lembrar é o eixo do livro matéria/memoria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário