sábado, 1 de agosto de 2015

A Cidade da Curicaca

Curicaca
A Cidade da Curicaca.
A urbanidade que vivo aqui no Porto Isabel é uma espécie de suburbanidade. Tive esta nítida impressão ao me despedir de Dom Pedro de Alcâncata, a Cidade da Curicaca. E por isso é bom sair, porque voltamos com mais condições de viver criticamente este lugar que chamo de Cidade de Santa Isabel. A cena urbana do quarto distrito de Viamão se deteriora cada vez mais. Prova disto foi a ocorrência policial onde tombaram mortos e feridos a poucos dias atrás, em perímetro urbano bem próximo ao Lago dos Biguás. Portanto, sou grato a oportunidade que tive de me integrar à Expedição Etno-Arqueológica (Curso de Arqueologia-UFRGS). Muito obrigado Professor Catafesto por ter proporcionado aos acadêmicos esta rica experiência de Campo Exploratório Científico.
Ao que tudo indica, a remoção da Escola de Samba Unidos de Vila Isabel da Praça da Bica vai ocorrer em breve (a revelia dos maiores interessados sobre a demanda). Tenho notícia que a municipalidade já iniciou movimento de máquinas no Residencial Três Figueiras para efetuar o translado da agremiação. Existe um movimento de moradores figueirenses que são contrários a decisão do prefeito e expõe a sua indignação através de faixas e cartazes fixados nas suas residências. Ou seja, há um conflito social instalado. Eu abordo a riqueza cultural da Escola de Samba na Monografia Final do Curso “Afrodescendência e Cidadania no Brasil Contemporâneo”. Ainda sobre este trabalho, merece destaque a avaliação feita por D J, pois foi a primeira vez que obtive um escore tão baixo na área de antropologia. A professora que declarou: “Sou antropóloga, não sou educadora” em sala de aula não soube digerir as críticas que construí em relação à sua “prática docente” e me retornou um estupendo C.

Ao chegar em Dom Pedro de Alcântara percebi uma ave rara na torre da igreja. Canto singular e uma presença constante (a dona do lugar). Fiquei intrigado e passei a investigar. O amigo Antônio decifrou o enigma: é uma Curicaca. Quem é Antônio? Para responder preciso falar sobre os doutores e como ando farto de “doutoris” fico por aqui. A Cidade da Curicaca é D+. Eu sou C menos e viva a antropofagia pós-moderna. Adeus.




Nenhum comentário: