quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

Estalajadeiro





O Pacotão de Natal

“Sou apenas um pobre pintor
e venho de Roma,
 onde estive por conta do governo,
depois de ganhar o grande premio,
há cinco anos. Chamo-me Schinner.”
Honoré de Balzac


O que está acontecendo no Brasil e no mundo? Estou perplexo, por favor acompanhe a minha reflexão. Entre as letras literárias e as mensagens da mídia oficial e extra-oficial (Direitos Humanos).
Dezembro chega com muitas mudanças ocorrendo e outras tantas por vir. Para não me alongar nem vou entrar na conjuntura internacional, pois a “editoria mundo” (do blog) foi fechada a algum tempo atrás por falta de verbas. Portanto, vou ficar somente com a análise do Brasil e do Estado Sartoriano.
Presta atenção, vem ai o golpe dentro do golpe. Fevereiro vai ferver. A água vai ser posta para aquecer em janeiro e em fevereiro ela vai entrar em ebulição (Jurídico-legal). Até uma PEC que chama para a edição de uma nova constituição paira no planalto. Você sabia disto? Não?! Então, fica ligado. Vamos atualizando sobre isto, mais tarde.
E o Estado do RS? Gente aquele Estado (gordo, inchado e com indigestão orçamentária) não existe mais. O que ocorreu ontem na Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul foi inédito. Nunca antes na história deste rincão um administrador ousou tanto. Dizem até que uma grande montadora de “patrolas” vai lançar uma nova edição de máquinas em homenagem ao gringo do trator. Estou brincando, para tentar relaxar, mas a situação é muito séria. Já morreram diversas pessoas em meio a massa carcerária e outros tantos apenados do sistema prisional gaúcho devem ir a óbito nas próximas horas. Penso que a ministra Carmem Lúcia perdeu a oportunidade de decretar a prisão do governador em recente visita ao Estado do Rio Grande do Sul, face da penúria e da superlotação do presídio central de Porto Alegre. TVE.
Entre todas as subtrações do pacotaço do Sartori e que mais me dói é a Extinção da TVE (e da FM Cultura 107.7 FM). Vou confessar uma página pessoal para a publicidade. Vocês sabem como iniciei os meus estudos de língua estrangeira a trinta anos atrás? Sim! Foi através de vídeo-aulas exibidas pela TVE RS. Eu não tinha condições financeiras de freqüentar cursos particulares de línguas na capital, mas tinha um aparelho de televisão, um vídeo-cassete e algumas fitas VHS recondicionadas. Passei a gravar os programas e assistir diversas vezes até o domínio integral do idioma não pátria. Foi desta forma que consegui ingressar mais tarde em estudos avançados das línguas francesa, inglesa e espanhola. Não havia internet, mas havia muita vontade de aprender. E a rádio? Eu chegava no Campus Central da PUC/POA muito cedo. Apanhava o meu aparelho celular e sintonizava a 107.7 todas as manhãs. Ouvia as notícias locais e nacionais. Relaxava com canções que agradam aos meus gostos e ouvidos, enfim uma presença agradável e culturalmente saudável. Lamento muito pelo fim da Fundação Cultural Piratini.  
O Pacotão de Natal (de Sartori e de Temer) embrulhou a todos nós. O Estado Democrático de Direito está dando espaço para o Estado Mínimo, onde o povo trabalhador é apenas um “estorvo” para os poderosos. Para os grandes empresários e chefes do capitalismo nacional tudo e para a gente humilde e trabalhadora nada. Eu vou continuar monitorando tudo aqui da editoria central do blog, com desejo de boas festas para os nossos leitores e amigos. Fiquem bem acompanhados e que os deuses não os desamparem.
Namastê.


Nenhum comentário: