PROJETO
DE PESQUISA INTEGRADO
Estudo antropológico de itinerários urbanos, memória
coletiva e formas de sociabilidade no meio urbano contemporâneo
Pesquisadoras:
Ana Luiza Carvalho da Rocha
- Solicitação de Bolsa Produtividade em Pesquisa - PQ
Cornélia Eckert - Solicitação de Bolsa Produtividade
em Pesquisa - PQ
PROJETO INTEGRADO DE PESQUISA
Título: Estudo antropológico de
itinerários urbanos, memória coletiva e formas de sociabilidade no meio urbano
contemporâneo
Resumo
O estudo da memória do quotidiano
sob a enfoque da cultura do medo, face às situações de crise e violência no
mundo contemporâneo, integrado a perspectiva do resgate da pluralidade e
diversidade de memórias coletivas e da preservação do patrimônio etnológico do
mundo urbano segundo os diferentes sujeitos sociais, com vistas a elaboração de
ações culturais nas modernas cidades industriais que contemplem os lugares da
memória de seus habitantes.
Introdução
O
projeto dedica-se ao estudo das formas singulares e plurais de construção de
tempos sociais vividos na cidade a partir do estudo de narrativas, memórias,
identidades sociais, visões de mundo, estilos de vida de indivíduos e grupos
diversos responsáveis pelo agenciamento cotidiano dos dramas da vida urbana
(violência, crise, medo).
Analisando
a cidade a partir dos itinerários urbanos dos atores sociais no seu cotidiano,
adotando novos paradigmas de pesquisa etnográfica, o projeto propõe-se a não
apenas registrar e documentar o teatro
da vida social em acontecimento
(investigação histórica) mas refletir sobre o caráter interno (ético e
estético) de seus complexos culturais.
Neste
sentido, o estudo a memória coletiva e o patrimônio etnológico sob o enfoque
das experiências e narrativas de grupos sociais urbanos torna-se campo possível
do desvendamento das formas de atividades de comunicação, associativas, de
agregação, de interação, onde as pessoas procuram negociar suas identidades,
construir laços e vínculos, conceber diferenças, lutar por posições e
reconhecimento social.
Dando
ênfase à observação do comportamento concreto e da prática quotidiana dos
grupos urbanos, o projeto busca conhecer o significado associado ao fluxo de
experiências, interações quotidianas e situações concretas estruturadas pelo
sentido de suas ordenações temporais. O que nos remete a estudar a dimensão das
representações na maneira pela qual os sujeitos constróem seu tempo social,
conferem sentido às experiências individuais e coletivas na sociedade moderna
atual a partir de lembranças selecionadas, ritmos vividos na suas trajetórias e
histórias pessoais, de família, de redes diversas.
Trata-se, neste Projeto Integrado de
reunir esforços metodológicos no sentido de pesquisar a memória da cidade de
Porto Alegre, através da implantação de uma Banco de Imagem da Cidade e de
estudos de narrativas e itinerários urbanos, confrontando o viver cotidiano de
seus moradores e seus relato de experiências com registros documentais que
tomam o território da vida urbana local não só como espaço
Experiências sociais e formas de
resgate, preservação e registro de memórias coletivas são aqui fontes de
investigação do meio urbano contemporâneo em suas faces de crise, violência e
medo. Valores e referências corporificados em praticas e relatos de vida falam
de identidades sociais ambos contribuem para tecer a trama onde a história da
cidade se realiza, orientando a recuperação de seus signos culturais através do
arranjo dos documentos textuais, orais e iconográficos que registram esta estas
experiências e valores.
Fazer com que as memórias coletivas
adquiram seus modos de visibilidade e legitimidade num Museu virtual da Cidade
traz à tona a necessidade do respeito a forma de constituição e organização de
seus grupos urbanos num corpo coletivo. Oriunda de diferentes lugares, a
memória da cidade sob o égide de narrativas biográficas e seus fontes
documentais em diferentes épocas recupera, enfim, a experiência dos sujeitos
que se materializaram em tais registros. Atentos as lembranças, testemunhos,
relatos na repercussão das experiências dos grupos urbanos com o tema da crise,
violência e medo na cidade de Porto Alegre, a intenção de criar um Banco de
Imagem da Cidade é privilegiar na narração do sujeito e em suas reminiscências
no jogo de sua vida quotidiana os locais, passagens e itinerários
significativos da vida urbana local gravados na sua memória.
Objetivos
·
Investigar a dinâmica das interações e
representações sociais na e da cidade sob a perspectiva de suas formas de vida
social visando um repertório mais amplo das formas de sociabilidade no meio
urbano do Brasil e suas variações culturais.
·
Aprofundar uma reflexão conjunta acerca
das memórias coletivas e ações culturais no âmbito patrimonial da cidade de
Porto Alegre em sua interface com
experiência de vida de seus grupos urbanos face às crises, os conflitos
e as tensões do mundo contemporâneo, assunto que vem preocupando pesquisadores
e profissionais da área da cultura.
·
Reunir práticas museólogicas e
narrativas etnográficas no estudo do mundo urbano contemporâneo como fonte de
pesquisa para estudo do lugar das experiências humanas, das práticas sociais e
das diferenças na cidade como tema de ações culturais no âmbito da memória e do
patrimônio etnológico da sociedade contemporânea.
·
Investigar a memória da quotidianeidade
da cidade de Porto Alegre com a pesquisa no tratamento documental, colocando
como ponto convergente de ambos os projetos a
criação de um Museu virtual como
espaço de problemas para o entendimento do mundo urbano contemporâneo.
·
Aprofundar os estudos da memória da
quotidianeidade e das ações culturais no âmbito do patrimônio significa aqui um
importante campo de investigação, como forma de estabelecer parâmetros de
atuação para as políticas públicas comprometidas com o resgate da relação
profunda que existe entre a cidade e seus habitantes.
·
Adequar formas de técnicas de
processamento documental, criar condições para uma organização mais dinâmica
dos acervos e informações, prover o conjunto desse trabalhos dos equipamentos
necessários são aqui preocupações metodológicas que norteiam este Projeto
Integrado tanto quanto estudar em profundidade, através de narrativas, os
motivos, situações e eventos históricos, paisagens urbanos, cenários e
personagens da vida urbana e suas interelações (suas expressões corporais e
fisionômicas, vestuário) em seus embates diário face a situação de crise e a violência
·
Arquivos, bibliotecas, Museu e Centro
de Documentação tem, geralmente, abrigado uma memória do social que funciona
como instrumentos de apoio poder
publico, tendo seu acervo um significado muitas vezes externo aos sujeitos
que o consultam. Entretanto, a memória tem raízes nos acontecimentos passados,
diretamente vividos pelos sujeitos e transmitida na troca de experiências vividas,
sempre aberta a novas interpretações. Investigar o tema da violência urbana e
da cultura medo nas grandes metrópoles do país sob o prisma da memória da
quotidianeidade remete a se repensar novas formas de organização de seu
registro documental e de intervenção dos habitantes da cidade na sua releitura,
reabilitando o espaço museal como espaço
de interação, produção e criação de memórias coletivas.
Eixos
temáticos de pesquisa
Uma
das faces da crise da sociedade contemporânea é sua feição de crescente
violência urbana tendo como ressonâncias a degradação de vínculos sociais,
esvaziamento de valores ético-morais, perda de estabilidade social e econômica,
desordem e desencantamento, banalização do horror, subversão dos direitos à
cidadania, etc. Acreditando-se, como muitos profissionais da área que a memória
constitui-se no bojo das relações sociais quotidianas, trata-se aqui de se
investir no diálogo das versões e dos valores que fundam o viver na cidade
contemporaneamente como forma de reabilitação das experiências sociais que
fundam o acontecimento urbano em suas múltiplas faces: encontros e desencontros
coletivos, enraizamento e desterritorialização,
desagregação e re-fundação de vínculos sociais.
A
complexidade da vida quotidiana no meio urbano, seu quadro de situações
disruptivas e de desenraizamento coletivo, face a ausência de debate e
discussão em torno da memória coletiva nos grandes centros urbanos, são
impasses que conduzem muitas vêzes o pesquisador a dificuldades na forma de
compreender os graus diversos de concretude que adquire a cultura do medo no
mundo urbano contemporâneo, principalmente no caso brasileiro.
Problematiza-se
como campo de investigação, portanto, a matriz macro de explicações da
violência e crises urbanas, enquanto processo resultante da decadência dos
vinculos sociais e de enraizamento da vida coletiva, a partir de estudos
etnográficos e etnológicos no e do mundo urbano (em anexo segue os
projetos de pesquisa sobre o tema).
Tomando
como ponto de partida que o trabalho com a memória, seu registro e preservaçào
desdobram-se atualmente em muitas dimensões e direções, este Projeto Integrado
também visa a implantação e consolidação de um Banco de Imagem da Cidade. Tendo
por referência dois espaços de produção de conhecimento em Antropologia urbana:
memória do quotidiano e patrimônio etnológico, investe-se na recuperaçào de
trajetorias sociais no meio urbano como lugares de registro, divulgação e/ou
preservação da memória coletiva na sociedade contemporânea, segundo novas formas
de apropriação, produçào e criação das experiência de vida de grupos sociais na
Cidade.
A
luz do estudo etnográfico das situações das condições de vida dos grupos
sociais no mundo urbano e de coleções documentais que refletem os signos
identitários da cidade, em seus diferente suportes (pictográficas, fotográficos
e videograficos) e ao longo de suas conjunturas históricas diversas, a
implementaçào de um Banco de Imagem da Cidade, afastando-se do “valor
museológico” de tais conjuntos documentais e depoimentos orais, investe na
necessidade de se apreender os significados de tais documentos no corpo das
estratégias que os grupos urbanos utilizam para a recriaçào de seus laços de
solidariedade, sobrevivência e identidade no meio urbano,
Por
força da exploração das ricas diferenças de memórias coletivas, como expressão
da identidade de grupos urbanos, através do recurso de depoimentos orais e
narrativas biograficas e da integraçào de novas tecnologias na produção,
registro e criação de memórias coletivas, este Projeto Integrado traz
importantes questionamentos sobre os espaços dos Museus na atualidade e da
complexidade do patrimônio etnológico de uma comunidade em suas diferenciações
( em anexo segue projeto específico).
Atentos
a pluralidade e diversidades de experiências sociais no meio urbano face às
situações de crise e violência e ao seu efeito desenraizador de vinculos
sociais, este Projeto Integrado, com a criação de uma Banco de Imagem da
Cidade, investiga o significado da
memória coletiva do mundo urbano na forma de organização de coleções
etnograficas de seu arranjo documental, retirando a idéia do espaço museal como
lugar de acumulo de conhecimento passado, de celebração e adoraçào de signos
culturais identitários.
Metodologia
Para
atender os objetivos do Projeto Integrado, propoe-se a utilizacao de diferentes
metodologias:
Um
dos eixos de pesquisa envolve coleta de dados atraves da pesquisa etnografica,
utilizando a entrevista livre e biografica, observacao direta e participante
nos domicilios, nos bairros, na rua, pracas, etc, estudo de rede de relacoes
sociais e seus territorios vividos, e estudo de narrativa e de itinerarios de
grupos urbanos.
O
outro eixo de pesquisa, trabalha com método convencionais de registro,
classificação e catalogação de conjuntos documentais da cidade de Porto Alegre
(coleções fotográficas sob a guarda do Projeto Memória POA/RS) integrando novas tecnologias não só como
forma de resgate de informação (através da informatização de um Banco de Dados
da Cidade configurado com imagens analógicas)
mas como produção e criação de memórias coletivas através da implantação
de um Banco de Imagem e seus jgos interativos ( configurado a partir de imagens
digitalizadas).
Cronograma
Físico e de Execução
Etapa
I / Ano I
Fase
1
·
desenvolvimento regular dos projetos de
pesquisa: atividades de trabalho de campo, registro e classificação de dados
conforme apontado no plano de atividades dos pesquisadores,
·
elaboração sistemática do material
etnográfico dirigido a formaçào e implementaçào do Banco de Imagem.
·
reuniões sistemáticas semanais da
equipe executora de pesquisas e responsáveis pelo projeto integrado para troca
de informacoes e atualizacao do andamento e estado das pesquisas
·
oficina de estudo teórico sober temas
afins do Projeto Integrado em função das questões apontada nas reuniões
semanais.
·
reuniões mensais da equipe pesquisadora
do Projeto Integrado para debate e estudo do andamento dos trabalhos em função
da catalogação e recuperação de informações para a formação do Banco de Imagem.
·
Inicio das atividades de implantação do
Banco de Imagem a partir das coleções fotograficas sob a guarda do Museu
Universitário/Prorext sob a perspectiva das narrativas biográficas e
itinerários urbanos dos grupos urbanos investigados.
Fase
II
·
Continuidade do andamento das
atividades de pesquisa, cf. o plano de atividade das pesquisadoras.
·
Reuniões de avaliação do procedimento
analítico do material coletado e seu emprego na formaçào da base de dados do
Banco de Imagem da Cidade.
·
Elaboração de Relatório Técnico Parcial de
Pesquisa da equipe executora.
·
Término das atividades de implantaçào do Banco
de Imagem da Cidade.
·
Inícios dos trabalhos de elaboração da
proposta da exposição “A Cidade e o Tempo”
·
Produção de narrativas viodegráficas na
construção dos itinerários dos grupos urbanos de Porto Alegre.
Fase
III
·
Elaboração de “papers” com vistas a
participação em Congressos (ANPOCS, ABA, SBPC)
·
Início das atividades de consolidação
do Banco de Imagem com pesquisa-laboratório de acesso de usuários ao Banco de
Imagem na forma de Kioski interativo.
·
Reuniões semanais de avaliação do uso
interativo do Banco de Imagem.
Fase IV
·
Elaboraçào de Relatório Técnico Final
destinado à publicação.
·
Promoçào de eventos, realização de
cursos, seminários, cursos de extensão sobre os temas pesquisados.
·
Organização de uma publicação coletiva
que integre os temas de investigação.
·
Organização da exposiçào “Cidade e o
Tempo” como espaco de divulgação do Banco de Imagem.
Equipe
Executora
Ana Luiza Carvalho da Rocha -
Solicitação de Bolsa Produtividade em
Pesquisa
Cornélia Eckert - Solicitação de Bolsa
Produtividade em Pesquisa (Coordenadora
do Projeto)
Maria Cristina Giacomazzi - Doutorando
PPGAS/UFRGS
1 Quota de Bolsa Aperfeiçoamento
2 Quotas de Bolsa Iniciação Científica
l Quota de Bolsa de Apoio Técnico
Consultoria em Arquivologia e
Informaçào
Consultoria em Informática e Multimeios
Consultoria em Programação
Computacional
Contrapartida
da Instituição
O
Projeto de Pesquisa Integrado se
desenvolverá nas dependências físicas do Laboratório de Antropologia Social,
contando com sua infra-estrutura adminsitrativa. Contará também com a
contrapartida do Nucleo de Antropologia Visual a partir de seus técnicos em
fotografia e video (bolsistas Iniciação Científica/CNPq e FAFERGS), do Núcleo
de Pesquisa sobre Culturas Contemporâneas em termos de apoio a eventos e
publicação e do Museu Universitário/Pró-Reitoria de Extensão no que diz
respeito a apoio as atividades extensionistas (exposições, cursos, oficinas)
previstas no plano de trabalhos das pesquisadoras.
Relatório de Atividades Conjuntas das Pesquisadoras
O
Projeto Integrado se propõe a reunir estudos e pesquisas desenvolvidos
conjuntamente peas pesquisadoras Ana Luiza Carvalho da Rocha e Cornélia Eckert,
integrando esforços institucionais de pesquisa junto as suas unidades de
origem: Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Laboratório de
Antropologia Social e o Museu Universitário da PROREXT/UFRGS.
Ana
Luiza Carvalho da Rocha é antropóloga, doutora pela Université Renè Decartes, Paris V, França,,1993.,Antropóloga
do Museu Universitário da UFRGS, responsável pelo projeto Memória de Porto
Alegre/RS, é Professora Visitante do Programa de Pós-Graduação em Antropologia
Social/UFSC, Conferênciasta do Programa de Pós-Graudação en Antropologia
Social/UFRGS, Professora convidada do Curso de Especialização em Estudos
Culturais/UFSC e Pesquisadora do GEEMPA.
Cornélia
Eckert é Professora Doutora pela Université René Descartes, Paris V, França,
1992. Professora do Departamento de Antropologia, do Programa de Pós-Graduação
em Antropologia Social/UFRGS e do Curso de Pós-Graduação em Ecologia (UFRGS),
Coordenadora do Laboratório de Antropologia Social (PPGAS/UFRGS), Coordenadora
do Núcleo de Antropologia Visual (PPGAS/UFRGS), Membro da Comissão Coordenadora
do PPGAS/UFRGS, Membro da Diretoria da ABA, membro do Comitê de Ciências
Humanas e Sociais da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do
Sul.
A
reunião dos esforços e interesses de ambas as professoras e pesquisadoras no sentido
da criação de um Projeto Integrado de Pesquisa com eixo temático comum o estudo
antropológico de itinerários urbanos, memória coletiva e formas de
sociabilidade no meio urbano contemporâneo
funda-se na proposta de congregar antigos interesses comuns em torno do
estudo da memória, espaço urbano e Modernidade.
Nesse
sentido, o Projeto busca integra esforços conjuntos de estudos e pesquisas
sobre a cidade no Rio Grande do Sul, tema de interesse comum presente a
trajetória acadêmica e profissional das pesquisadoras e que se retrata a
seguir.
Em
1981, por ocasião do ingresso no então Curso de Pós-Graduação em Antropologia,
Sociologia e Ciência Política da UFRGS, Ana Luiza Carvalho da Rocha e Cornélia
Eckert promoveram, juntamente com mais três colegas, Ondina Fachel Leal, Lea
Perez e Carmen Rial, a criação de um grupo de estudos sob a razão social de
Grupo de Estudos em Antropologia Simbólica - GEAS.
Esse
grupo consolidou-se por seu dinamismo e empenho em estudos teóricos (através de
Seminários e Painéis) no campo da Antropologia Simbólica. Formou-se a partir da
orientação de professores antropólogos consagrados como Ruben George Oliven,
Gilberto Velho, Antonio Augusto Arantes, Roberto da Matta, Alba Zaluar, Renato
Ortiz, Luiz Fernando D. Duarte, Pedro Ignacio Schmitz, entre outros.
O
centro de atuação do GEAS, na ocasião, conjugara esforços de alunos do
Pós-Graduação em Antropologia Social com vista ao aprofundamento mais intenso
de temas como sociedades complexas, individualismo, subjetividade e poder no mundo
contemporâneo, cotejando as discussões clássicas apreendidas no PPGAS com o que
era produzido e discutido nos grandes centros brasileiros de Antropologia como
Museu Nacional, USP, Unicamp e Unb.
Nesse
sentido, foram organizados sistematicamente diversos eventos, entre os quais:
1983
- I Painel Cultura e Ideologia. Porto Alegre, de 30 de maio a 1º de junho.
UFRGS. (patrocinado pelo CNPq e promovido pelo CPG em Antropologia, Sociologia
e Ciências Políticas da UFRGS).
1984
- II Painel Cultura e Ideologia: “Família e Sociedade Urbana no Brasil”. Porto
Alegre, de 10 a 12 de setembro. UFRGS.
1985
- III Painel Cultura e Ideologia: “Repensando o estatuto antropológico:
embaraços e dilacerações”. Porto Alegre, de 9 a 11 de outubro. Participação
como debatedora da conferencista Maria Célia Paoli, USP.
1986
- Curso “A Pesquisa Antropológica: por uma Metodologia através da Ação”.
Promoção conjunta com o Museu Antropológico RS (Diretora Ana Maria Pereira
Cabral). Curso realizado na Faculdade de Educação da UFRGS, no período de 12 a
14 de junho.
Esse
percurso foi sempre marcado pela proximidade e afinidade teórico-metodológica
de ambas as pesquisadoras, convergência de interesses que pode ser medida pelo
conteúdo e qualidade de suas teses, publicações e participação em eventos
científicos.
Ambas
as pesquisadoras defenderam suas dissertações de mestrado em 1985, no PPG da
UFRGS, respectivamente:
ECKERT,
Cornélia. Os Homens da Mina. Um estudo
sobre as condições de vida e representações dos mineiros de carvão em
Charqueadas. Rio Grande do Sul. PPG Antropologia Social, UFRGS. Porto
Alegre, março de 1985. 565 p.
CARVALHO
DA ROCHA, Ana Luiza. A dialética do estranhamento. A reconstrução
da identidade social de mulheres separadas em Porto Alegre. Dissertação de
Mestrado. PPG Antropologia Social, UFRGS. Porto Alegre, julho de 1985. 440
p.
Posteriormente,
seguiram a mesma trajetória desenvolvendo o programa de Doutoramento na
Universidade de Sorbonne, Paris V, defendendo as seguintes teses:
ECKERT,
Cornélia. Une ville autrefois minière: La Grand-Combe.
Etude d’’Anthropologie Sociale. Tome
I, II e III. Sociologie Comparée (noveau régime) sous la directions de
Messieurss de Professeur Jacques
GUTWIRTH et le Professeur Antoine PROST.
Paris, 2/Abril/1992.
CARVALHO
DA ROCHA, Ana Luiza. Le sanctuaire
du désordre: l’art de savoir-faire des tendres barbares sous les Tristes
Tropiques. Etude sur la memoire collective et l’esthétique urbaine au sous du Brésil. Tome I et II, 1250 p. Thése
pour le Doctorat en Anthropologie et Sociologie Comparée (nouveau régime) sous
la direction de Professeur Michel MAFESSOLI. Paris, 28 de junho de 1994.
Orçamento
Material
Permanente
Hardware
Studio Z Solo (Pentium-pro 150 mhz)
Placa
gráfica GLZT1 (12 MB VRAM, 8MB Texture RAM,
24
bit double-buffered, 24 bit z-buffer, 1152
x 864 max resolução),
64 MB memória RAM, 2 GB disco rígido
(sistema),
PCMCIA/4X
CD-ROM, Creative Labs Vibra-16 audio
2
GB A/V disco rígido imagens/dados, D1/Serial Digital Vídeo,
21”
monitor Multisync, Ethernet R$
32. 549,00
Studio Z Duo ( dual Pentium-pro 200 mhz)
Placa
gráfica GLZT1 (12 MB VRAM, 8MB Texture RAM,
24
bit double-buffered, 24 bit z-buffer, 1152
x 864 max resolução),
64 MB memória RAM, 2 GB disco rígido
(sistema),
PCMCIA/4X
CD-ROM, Creative Labs Vibra-16 audio
4
GB A/V disco rígido imagens/dados, D1/Serial Digital Vídeo,
21”
monitor Multisync, Ethernet R$
42. 559,00
Scanner
A4 - 1200 dpi - HP ScanJet R$ 3.000,00
Impressora
Epson Stylus Color II R$ 1.200,00
Camera
Sony DCR- VX1000 R$ 4.400,00
Armazenagem
dados RAID 8.4 GB, expansível R$ 10.000,00
Digitador
3D, MicroScribe 3DX R$ 3.500,00
Gravador
CD-ROM, 4X, SONY R$ 2.l00,00 Iomega
Jaz Drive R$ 800,00
Software
-windows NT, Studio Z console, Adobe
Premiére LE,
Adobe Photoshop LE, Sonic Foundry Sound
Forge,
Macromedia ResSE, PC-NFS Incluídos com as duas estações gráficas
-Softimage
3D 3.5, Model, Motion, Matter, Tools, Actor,Minerva
Image & Obl, Poligon Reduction,
Flock&Wave, Development Kit R$ 8.000,00
-MacroMedia
Director 5.0 R$ 1.000,00
-PhotoModeler R$ 700,00
Sub-total R$ l09.808,00
Remuneração
de Serviços Pessoais
Consultoria em Arquivologia e
Informação (l2 meses) R$ 5.000,00
Consultoria em Programação em
Computação (l2 meses) R$ 5.000,00
Consultoria em Informática e Multimeios (24 meses) R$ l0.000,00
Passagens
aéreas
4
passagens trecho POA/SP/POA R$ 4.64l,68
Diárias
no país
8
diárias R$ l.600,00
Sub-Total R$ 26.24l,68
Material
de consumo
Fitas
de video (V. Unit. R$ l0,00) R$ l.500,00
Disquete
l.44 (V. Unit. R$ 2,00) R$ 2.000,00
Filme
Fotografico( 36 Color, V. Unit R$ 7,00) R$ 840,00
Fita
cassete (V. Unit. R$ 4,00) R$ 480,00
Sub-total R$ 4.820,00
Serviços
de Terceiros
Reveleção
Fotográfica (V. Unit. R$ l3,00) R$ l.560,00
Sub-Total R$ l.560,00
TOTAL GERAL R$ l42.429,68
Discriminativo do Orçamento por Ano
ANO I
Material Permanente R$
l09,808,00
Remuneração de Serviços Pessoais R$ l5.000,00
Passagens aéreas R$ 4.64l,68
Diarias R$
l.600,00
Material de Consumo R$ 2.4l0,00
Serviços de Terceiros R$ 780,00
Sub-Total R$ l34.239,68
ANO II
Remuneração de Serviços Pessoais R$ 5.000,00
Material de Consumo R$ 2.4l0,00
Servicos de Terceiros R$ 780,00
Sub-Total R$
8.l90,00
Plano de Trabalho
Bolsa
Aperfeiçoamento
1
Quota
Prof.a.
Orientadora: Cornélia Eckert
Aluno a ser selecionado egressos do
Curso de Ciências Sociais - UFRGS
Ano I
·
Desenvolvimento de pesquisa segundo
plano de atividades a ser elaborado junto ao Prof. Orientador
·
Realizar estudos teóricos sob a
orientação do Professor Orientador
·
Participar de reuniões do Projeto
Integrado
·
Auxílio no processo de transcrição de
fitas das entrevistas registradas pelo Prof. Pesquisador.
·
Auxílio no processo e organização de
documentos sobre o tema, análise de conteúdo de artigos de jornais e imprensa
de modo geral no sentido de aperfeiçoar seus conhecimentos e sua formação em
investigação científica sobre o tema das sociedades complexas contemporâneas.
·
Participação em eventos científicos que
auxiliem no processo de aperfeiçoamento
de seu programa de graduação.
Ano
II
·
Realizar estudos teóricos sob a
orientação do Professor Orientador
·
Participar de reuniões do Projeto
Integrado
·
Apresentação sistemática de relatórios
de pesquisa conforme o andamento da mesma mediante o emprego de conceitos e
teorias vinculadas ao tema de investigação do projeto de pesquisa da Prof.a.
Orientadora.
·
Auxílio no processo de elaboração final
do Relatório do projeto de pesquisa, com a elaboração de papers para a
apresentação em Congressos ou futura publicação.
·
Participação no processo de organização
do material de pesquisa coletiva com vistas a publicação versando sobre o tema
do Projeto Integrado.
Plano de Trabalho
Bolsista
de Iniciação Científica
2
Quotas
Prof
a Orientadora: Ana Luiza Carvalho da Rocha
Alunos:
a serem selecionados alunos de graduação em Biblioteconomia
Ano I
·
Desenvolvimento de pesquisa segundo
plano de atividades a ser elaborado junto ao Professor Orientador
·
auxílio nas tarefas de classificação e
catalogação dos conjuntos documentais para a formação da base de dados do Banco
de Imagem da Cidade.
·
Auxilio nas tarefas de descrição,
inventário de fatores e critérios para a identificação dos documentos para a
formação do banco de dados.
·
auxílio nas tarefas de elaboração dos
descritores dos conjuntos documentais segundo seus núcleos semânticos.
·
participação das reuniões com a equipe
de pesquisa do Projeto para acompanhamento do processo de construção dos
parâmetros das formas de exposição e interação dos registros e documentos dos
multimeios.
·
participação nas reuniões de equipe do
projeto para acompanhamento do estudo das midias como linguagem interativas.
·
elaboração de relatórios parciais de
pesquisa conforme solicitação do Prof. Orientador
Ano II
·
auxílio na organização final da base de
dados do Banco de Imagens e o processo de transformação dos dados de sua forma
nativa para a digital, sob supervisão do Prof. Orientador.
·
participação nas oficinas de pesquisa
com a equipe global do Projeto Integrado no estudo das formas de interação do
usuário e o Banco de Imagem.
·
participação no estudo que estabelecerá
os critérios de interação do usuário com a base de dados do Banco de Imagem.
·
participação no estudo detalhado do uso
combinado e convergente da informática e de redes eletrônicas na geração de
outra linguagem, baseada na fusão de elementos distintos.
·
elaboração de relatório final de
pesquisa conforme solicitação do Prof. Orientador
Bolsa Apoio Técnico
1
Quota
Prof.
Orirentador: Ana Luiza Carvalho da Rocha
Aluno:
bolsista a ser selecionado dos egressos do Curso de Computação (CPD/UFRGS)
Ano I
·
colaboração no processo de organização
da base de dados do Banco de Imagem e das formas de recuperação da informações
de seus conjuntos documentais.
·
participação nas reuniões da equipe do
projeto, sob a supervisão do Orientador, no estudo das formas de exposição e
interação dos registros e documentos dos multimeios.
·
participação no estudo das midias como
linguagem interativa e como interface entre a base de dados e o usuário do
Banco de Imagem.
·
estudo do uso combinado de midias de
convergência com elementos disponíveis a partir do léxico de documentação e
registro.
·
participação na organização final do
Banco de Imagens e estudo das possibilidades do processamento do documentos em
arquivos 2D e 3D.
Ano II
·
participação nas oficinas de pesquisa
para estudo detalhado das formas de interação do usuário com a base de dados do
Banco de Imagem.
·
estudo dos instrumentos de operação da
interface como possibilidade de ampliação criativa do conhecimento dos
conjuntos documentais pelo usuário, junto à equipe do projeto.
·
estudo das formas de interação com os
dados e informações a partir da base de dados do Banco de Imagem, segundo seus
4 tipos: exclusivamente janela, falsa janela, janela animada, recinto ou imersão.
·
participação na criação do Kioski
interativo como forma de retorno a base de dados do Banco de Imagem pelo
usuário.
·
participação no estudo de formas de
interação do usuário/Banco de Imagem em suas formas indiretas, junto à equipe
do Projeto.
·
estudo da avaliação de linguagem dos
meios empregados para a formação do Banco de Imagem, dos meios convergentes
empregados e de seu uso combinado.
·
estudo dos meios mais novos e mais
integradores que compõem o núcleo multimidia e suas conseqüências para a
ampliação do Banco de Imagem.
·
elaboração de relatório técnico sobre
as atividades desenvolvidas junto ao Projeto.
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