UNIVERSIDADE
FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
INSTITUTO
DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS
CURSO
DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ANTROPOLOGIA SOCIAL
Disciplina:
Método e técnica de pesquisa
Semestre 99/II
-
Exercício de Aula -
Aluno:
JACQUES JACOMINI
Segundo
Evans-Pritchar, percebemos que é
essencial percebermos que os fatos, em si, näo têm significado. Para que o
possuam, devem ter certo grau de generalidade. É preciso saber exatamente o que
se quer saber, e isso só pode ser conseguido graças a um treinamento
sistematico em antropologia social acadêmica. Além disso, nele está muito
presente a importância de uma revisäo bibliografica sobre o tema, e estudos de
informaçäo teorico-metodologico como instrumentos que problematizem a realidade
a ser estudada.
OBJETO
O objeto de estudo: säo seres
humanos, o trabalho de campo envolve a nossa personalidade - cabeça e coraçäo;
e que, assim, tudo aquilo que moldou essa personalidade esta envolvido, näo só
a formaçäo acadêmica: sexo, idade, classe social, nacionalidade, familia,
escola, igreja, amizades. Tudo que desejo sublinhar é que o que se traz de um
estudo de campo depende muito do que se lava para ele.
É possível ir a campo com idéias
pré concebidas, mas o treinamento cientifico permite o exercicio de
apreendê-las e relativiza-las (importância da teoria).
ESTUDO RELACIONAL - estudar mais
de uma sociedade quando possivel
- o contraste: idéias, valores
desse povo com os de sua propria cultura, e isso apesar de todo esforço
corretivo implicito em seu conhecimento da literatura antropologica... perceber
linhas de pesquisa
- o estudo de uma segunda
sociedade possui também a vantagem de tornar o investigador mais experiente:
ele ja sabe que erros evitar, como iniciar mais rapidamente suas observaçöes,
como cortar caminho na investigaçäo e como descernir sem muito esforço o que é
relevante - pois pode ver os problemas fundamentais mais depressa.
MÉTODO / TÉCNICAS
- Realizar a observação
participante na medida do possivel e do conveniente, pois assim o pesquisador
vive a vida do povo que esta estudando.
- Sugere experimentar coisas,
hábitos da outra cultura, mas isto também teu um lado perigoso, pois nem sempre
pode ser bem recebido pelo grupo, e o pesquisador pode querer fingir sem se dar
conta disto... melhor dizer que o antropólogo vive simultaneamente em dois
mundos mentais diferentes, que se constroem segundo categorias e valores muitas
vezes de dificil conciliaçäo. Tornamo-nos, ao menos temporariamente, uma
espécie de duplo marginal, alienado de dois mundos.
-
o problema fica mais evidente
quando somos confrontados por noçöes inexistentes em nossa cultura atual e,
portanto, näo-familiares. Exemplifica com a dificuldade de entender idéias
sobre bruxaria dos Azande
Falando da
diferença ente a sociologia e a antropologia social, questiona: quais as
tecnicas, entrevista fechada ou aberta, depende da situaçäo, tomar nota, em que
situaçäo? depende tem que ter sensibilidade para isto.
Destaca a importância dos
informantes, sobretudo informantes chave, também, pessoa sensivel para entender
o modo de vida de seu povo, mas é fundamental falar a lingua nativa. Acredita
que é sempre possivel verificar e reverificar a informaçäo quando conhece-se a
lingua nativa. A mentira pode secretar informaçöes profundas. Relacionar os
informantes com o status e o papel dele na sociedade, também é uma técnica
defendida por Evans-Pritchard.
EVANS-PRITCHARD, E.E. "Alcance do Tema". In: Antropologia Social. Lisboa, Ed. 70, 1972.
p. 12. - A Antropologia Social tem um vaocabulário técnico muito limitado
e vê-se obrigada a recorrer à linguagem comum, que, como todos sabem, näo é
muito exata. Os termos SOCIEDADE, CULTURA, COSTUME, RELIGIAO, SANÇAO,
ESTRUTURA, FUNÇAO, POLITICO, DEMOCRATICO, nem sempre comportam o mesmo significado,
quer para diferentes pessoas, quer em diferentes contextos. Soluçöes?...
ANTROPOLOGIA, DEFINIÇÖES???
p. 12/13 - Em Inglaterra e, ainda que em menor grau, nos Estados Unidos,
a expressäo Antropologia Social é utilizada para desginar uma parte de uma matéria
mais vasta que é a Antropologia, isto é, o estudo do homem num certo número de
aspectos. O seu objeto está ligado às culturas e sociedades humanas.
p. 13. Na Europa continental prevalece a definiçäo "o estudo
completo do homem (Antropologia Fisica ou estudo biologico do homem).
INGLATERRA - ANTROPOLOGIA SOCIAL
FRANÇA - Etnologia ou Sociologia
p. 13. Primeira cátedra oficialmente designaçäo de Antropologia Social -
Frazer 1908 em Liverpool.
p. 13. Inglaterra: Antropologia Social
Antropologia Fisica
p. 14 Caracteriza o que é Etnologia... estudo preliminar para as
comparaçöes que fazm os antropólogos sociais entre sociedades primitivas,
porque é altamente conveniente, e até mesmo necessário, principiar o trabalho
comparativo com as do mesmo nível cultural ... A Arqueologia Pré-Histórica...
p. 15. O objeto da Antropologia Social é estudar o comportamento social,
geralmente em formas institucionalizadas, como a familia, sistemas de
parentesco, organizaçäo politica, procedimentos legais, ritos religiosos, e
assim por diante, além das relaçöes entre tais instituiçöes, estuda-se em
sociedades contemporâneas ou naquelas comunidades históricas sobre as quais
existe uma informaçäo adequada para a realizaçäo de tais investigaçöes.
p. 19. A Antropologia Social é o estudo de todas as sociedades humanas e
näo só das sociedades primitivas, apesar de na prática e por conveniência se
ocupar atualmente em analisar preferentemente as instituiçöes dos povos mais
simples. É evidente que näo pode haver uma disciplina independente consagrada
inteiramente ao estudo destas sociedades. Quando um antropólogo se dedica à
investigar um povo primitivo, o que estuda é a linguagem, a religiäo, as leis,
as instituiçöes politicas, a economia politica.... depara-se com os mesmos
problemas gerais que o estudioso destas matérias nas grandes civilizaçöes do
mundo. ... o antropólogo sempre compara as sociedades.
Entäo, na época, para Evans-Pritchard: A ANTROPOLOGIA SOCIAL, RAMO DOS
ESTUDOS SOCIOLOGICOS QUE SE DEDICA PRINCIPALMENTE AS SOCIEDADES PRIMITIVAS
enquanto que SOCIOLOGIA - ESTUDO DE DETERMINADOS PROBLEMAS EM SOCIEDADES
CIVILIZADAS.
p. 16 "primitivo" - termo técnico
p. 17. Tarefa da Antropologia Social - estudo sociedades primitivas? Por
que? Razöes?
p. 17 O estudo sociedades primitivas como estudo das instituiçöes
enquanto partes dos sistemas sociais. Sociedades primitivas aparecem como
objeto privilegiado pois säo estruturalmente simples e culturalmente
homogêneas, podem ser diretamente observadas como um todo, antes de tentar
estudar sociedades civilizadas complexas, onde isto näo é possível.
p. 17. Outra razäo, elas estäo a transforma-se rapidamente e, portanto,
torna-se necessário investigá-las o mais depressa possível... p. 18. Estes
sistemas sociais em vias de desaparecer constituem variantes estruturais
únicas, cuja análise nos ajuda consideravelmente a compreender a natureza da
sociedade humana, porque, num estudo comparativo de instituiçöes, o número de
sociedades com que se trabalha é menos significativos que o seu grau de variaçäo.
p. 18 Outra razäo: valor intrínseco: Estas sociedades säo interessantes
em si mesmas, porque nos oferecem uma descriçäo da forma de vida, dos valores e
das crenças dos povos que vivem privados daquilo que estamos habituados a
considerar como os requisitos mínimos do conforto e da civilizaçäo.
p. 18/19. Outros grupos estudados pela Antropologia Social: comunidades
rurais, vida urbana, aldeias e sociedades históricas.
Questöes de METODO
p. 19. ANTROPOLOGIA SOCIAL - estuda diretamente os povos primitivos
vivendo entre eles durantes meses ou anos. Ocupa-se da sociedade como um todo:
estuda a ecologia, economia politica, instituiçöes legais e politicas, a
religiäo, a tecnologia, a organizaçäo da familia e o parentesco, a ganadaria e
a agricultura, a arte, etc... como partes dos sistemas sociais gerais.
SOCIOLOGIA - estudo baseado em documentos e estatísticas. Trabalho
especializado, investiga problemas isolados. Ligado a Filosofia social e ao
planejamento social. Mas tb. (p. 20) um corpo geral de conhecimentos teóricos
sobre as sociedades humanas.
p. 20. OBJETO DA ANTROPOLOGIA SOCIAL: relaçäo entre sociologia (corpo
geral teorico) e a vida social primitiva.
quer dizer... (p. 21) A ANTROPOLOGIA SOCIAL REALIZA UM CONJUNTO DE
ESTUDOS DIFERENTES NUMA SERIE DE SOCIEDADES DISTRIBUIDAS POR TODO O MUNDO. (p.
23) Estuda o conjunto de relaçöes sociais, relaçöes entre memebros de uma
sociedade e entre grupos sociais, enfatiza mais o estudo da sociedade que o
estudo da cultura (aqui no sentido de costume).
p. 23. A Antropologia Social pode generalizar com mais facilidade que a
Historia... pela análise comparativa das estruturas sociais
p. 24 Crítica a Morgan, Spencer, Durkheim, Tylor...
p. 25/26. O que antropólogo social, ao contrário dos evolucionistas e
funcionalistas anteriores busca ao estudar uma sociedade primitiva? O que ele
descreve é a realidade, o comportamento básico, em que ambos os conceitos
(sociedade e cultura) se encontram incorporados... näo säo entidades separadas
mas classes de abstraçöes distintas..., na antropologia atual (trata-se da
atualidade para Evans-Pritchard) os estudos antropológicos especializam-se
sobre instituiçöes pensadas como elementos de uma estrutura social mais ampla e
complexa.
p. 26 Mas o que é estrutura social para Evans-Pritchard?
Cada sociedade tem uma forma ou padräo caracteristico que nos permite
considerá-la como um sistema ou estrutura, no seio da qual os seus memebros
desenvolvem as suas atividades em concordância com ela. O uso do termo
"estrutura" com este significado supöe um certo grau de
compatibilidade entre as partes, pelo menos suscetivel de evitar contradiçöes
abertas e conflitos. Significa também que tem uma duraçäo maior que a
generalidade das coisas passageiras da vida humana. As pessoas que vivem numa
sociedade podem näo se dar conta de que esta possui uma estrutura, ou capta-la
apenas de uma forma vaga.
p. 27 A TAREFA DO ANTROPOLOGO SOCIAL É REVELAR A EXISTENCIA DE UMA
ESTRUTURA. Uma estrutura social total, isto é, a estrutura completa de uma
sociedade determinada, compöe-se de um certo número de estruturas ou sistemas
subsidiários, e é por isso que podemos falar de sistemas de parentesco,
sistemas econômicos, religiosos ou politicos...
Assim, quando falamos das funçöes das instituiçöes, estamos a referir-nos
à parte que lhes corresponde na manutençäo da estrutura da estrutura social.
EVANS-PRITCHARD, E.E. "Algumas reminiscências e reflexöes sobre o
trabalho de campo". In: Bruxaria,
oráculos e magia entre os Azande. Rio, Zahar, 1978. Apêndice IV.
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