domingo, 1 de janeiro de 2017

A Arte de Guma






Arte

Só quem é artista sabe a extensão da obra de arte na vida (do não artista). Proponho aqui uma pequena reflexão sobre a arte, desde a imagem retratada no IFCH. A fotografia é uma arte.
Iniciei a fotografar com técnica mais apurada em 1992. Eu resistia um pouco, mas fui provocado a fazê-lo. Ouvi uma professora falar: Eu quero que você fotografe, Jacques. Estava inserido em um grupo de pesquisa com o foco em antropologia visual. Já curtia o ato de fotografar, mas não tinha ainda entrado nisso com um olhar mais profissional. Algumas pessoas me auxiliaram, comprei um equipamento igual ao que o NAVISUAL me cedera para iniciar. Em seguida vieram as oportunidades para exposições fotográficas, inclusive a primeira individual: Entrando na Cidade de Viamão (Curadoria de Graça Matielo).
Eu senti algo muito expressivo, quando do meu primeiro contato com a obra de Gumercindo. É como se aquela obra me chamasse, dando a impressão que tinha algo para dizer. Resisti um pouco no início, mas depois decidi dialogar com o “Xico Buriva” de Guma. Trata-se de uma escultura de madeira com grandes dimensões (Cerca de um metro quadrado de base por um metro de altura). Eu tenho uma leitura muito particular desta obra e penso que ela não está ali por um simples acaso. É muito mais do que isto, mas é difícil falar sobre e não vou aprofundar este aspecto. Porém quero deixar o registro de que me relacionei com a obra e posso afirmar que o autor é um grande artista.
Ontem a noite fiquei perplexo com uma reportagem. Jornalistas buscaram a opinião de dois filósofos para saber como seria 2017. Então veja que mesmo a mídia de massa necessita visitar as origens das coisas (vez em quando). A filosofia, assim com a arte é basilar para a existência humana. Necessitamos de vigas (mestre) para continuar construindo esta civilização, mesmo que haja uma grande catástrofe ali adiante e tudo cesse rapidamente. O artista sabe o que vai ocorrer e por isso faz arte. A sua capacidade de mediação entremundos é extremamente frutífera e por que não dizer poderosa. Obrigado Guma por existir e me permitir fotografar a sua arte.
Namastê.



Nenhum comentário: