segunda-feira, 30 de março de 2015

Projeto de outrora

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
INSTITUTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ANTROPOLOGIA SOCIAL
Disciplina: Método e técnica de pesquisa

Semestre 99/II


















- Exercício  de  Aula: Esqueleto do Projeto de Pesquisa  -


















Aluno: JACQUES  JACOMINI


CAPA

FOLHA DE ROSTO

RESUMO

INDICE


TEMA DA PESQUISA

Estudo de memória de trabalhadores do Cais do Porto de Porto Alegre, investigando as relações de pertencimento destes trabalhadores (ativos e inativos) com este espaço urbano central da capital dos gaúchos, com vistas também a interpretação de alguns aspectos da dinâmica espacial e temporal deste local.


OBJETO DA PESQUISA

As relações de pertencimento dos trabalhadores (ativos e inativos) com o espaço urbano em que estão inseridos, Cais do Porto.


JUSTIFICATIVA  DO  TEMA

O Cais do Porto de Porto Alegre já foi a principal porta de entrada para a cidade. Viveu momentos de intensa atividade comercial, fluvial e social. Atualmente o cenário, a dinâmica social e a organização espacial naquele local demonstram que o Cais vive um outro período da sua história. Várias transformações ali ocorreram e outras tantas virão a ocorrer, diante de algumas propostas de reestruturação e reorganização arquitetônicas, urbanísticas e comerciais do atual Cais do Porto de Porto Alegre.
Independente da sua condição de maior ou menor atividade econômica, o Cais do Porto de Porto Alegre está presente no imaginário do portalegrense como uma referência forte presente no seu dia a dia. Isto acontece porque freqüentemente temos a  história do porto, a cultura do porto, o trabalho do porto, (...) ressurgindo com novas roupagens, em novas situações, sobre os mais diferentes aspectos. É a situação em que se grava um novo comercial de televisão, é o momento em que a cidade recebe uma nova atração cultural como um imenso navio-biblioteca que ali atracou recentemente ou mesmo quando o Sr. Beto Albuquerque, Secretário dos Transportes, vai para a imprensa noticiar que dará prioridade para a navegação, para o transporte hidroviário e para a recuperação do Porto. Contudo, a imagem perceptiva que o portalegrense constroe do seu porto se altera e se renova constantemente, entre outras coisas, segundo o seu tipo de relação com este espaço ou conforme a maneira como interage neste espaço.


UNIVERSO DE PESQUISA

Grupo de trabalhadores (ativos e inativos) que atuam no Cais do Porto de Porto Alegre.

REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE O TEMA

REFERÊNCIAS  TEÓRICO-CONCEITUAIS DA PESQUISA


HIPÓTESES

O Cais do Porto de Porto Alegre é um espaço urbano singular ?
As construções mnemônicas dos atores sociais urbanos inseridos no universo do Cais do Porto se alteram segundo o tipo de relação que mantém com este espaço urbano ?


METODOLOGIA DE PESQUISA
Investigarei o meu objeto de estudo através  do método etnográfico,  (pesquisa qualitativa), incorporando as técnicas de observação direta e participante, realização de entrevistas com uso de gravador, produção de imagens fotográficas e análise de imagens iconográficas (mapas antigos da cidade e outros documentos históricos).



BIBLIOGRAFIA

ANEXOS

Nenhum comentário: