domingo, 16 de outubro de 2016

Boa Vista





Boa Vista (Via Santa Isabel)

       Estou de plantão aqui na redação. Melhor do que domingão do Faustão é trabalhar sem ter patrão. Boa Vistadomingo.
       Eu sou uma pessoa extremamente ignorante em algumas matérias. Medicina veterinária, por exemplo (Ignoro). Mas eu tenho formação em Ciências e Letras, conforme bem sabem vocês todos que me assistem neste belo domingo.
       Não sou político nem advogo nos termos do “Gato de Botas”. Arte é minha matéria base, portanto vamos à ela. Carlos Gerbase é um grande intelectual. Pessoa de alto nível no campo das artes visuais e afins. Tomei ciência de um texto de sua autoria denominado “Texto Acadêmico”. Muito, muito bom. Solicitei autorização do autor e reproduzi-o na integra aqui no blog.
       Trata-se de uma crítica muito bem construída sobre a academia e as suas vicissitudes. Lembrei de situação outrora vivida em determinada academia onde sofri percalço vultuoso. Descalabro provocado por doutores vaidosos e preguiçosos (financiados pelos cofres da União). Percebi que a Paráfrase assumiu um local central no texto de Gerbase.
       Você sabe o que significa, efetivamente, o termo “paráfrase”? Segundo Aurélio Buarque de Holanda, paráfrase é o desenvolvimento do texto de um livro ou de um documento conservando-se as idéias originais. Pode-se tratar também de uma tradução livre ou desenvolvida ou de um comentário malevolente.
       Acabei de produzir uma peça videográfica que sintetiza a opereta. Dá uma olhada no meu tubo (https://www.youtube.com/watch?v=ybAHD-2onSc&feature=youtu.be). Curto Gerbase e sua obra. Veja o que ele diz na conclusão do texto citado: “Não interessa pensar, nem opinar, nem pesquisar, nem desvendar. Só interessa parafrasear e padronizar, visando a um estado de vácuo intelectual do leitor. A Academia está ferrada.”
       Gostaria de agradecer pela sua atenção sobre os temas aqui da redação. Presta atenção no horário de verão. Altera os ponteiros para não perder o “busão”. Boa Vista no domingo? Te prepara para longa espera no paradão (Viamão não tem estação de transporte coletivo). Até a próxima reflexão.

       Namastê.

Nenhum comentário: