quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Tarumã Santa Isabel




Tarumã – Santa Isabel

Duas de doutor(es).
Convivo com doutos e não doutos. Vamos por partes. Existem dois tipos de doutores: aqueles que possuem titulação específica (curso de pós-graduação ao nível de doutorado) e aqueles que não possuem. Contudo, estes últimos podem receber a titulação pró-forma por atributo profissional, tradição secular nacional desde o tempo do imperador.
Não quero tomar muito do seu tempo, mas vou contar duas histórias rápidas que envolvem doutores. Certa feita, encontrei um cidadão que tripulava um automóvel Fiat Uno. O mesmo estava todo arranhado, roupa rasgada e o automóvel também apresentava diversas avarias. Viria a saber depois que fora um caso de conflito familiar e o referido cidadão havia apanhado uma surra da sua esposa (briga por ciúmes). Verifiquei que o referido cidadão era médico veterinário. Tentando auxiliá-lo, busquei aproximação e declarei: Eu sou protetor de animais. Ele respondeu: Eu sou muito mais do que isso.
A segunda situação foi a seguinte: Eu estava perdido no Campus do Vale. Fui visitar o Setor Frota (local onde ficam as viaturas da UFRGS) para resolver um problema administrativo, mas eu não sabia onde ficava o prédio. Entrei no portão principal da Faculdade de Agronomia e passei a percorrer o anel viário. Resolvi pedir informação para um transeunte que passava, a fim de alcançar o meu objetivo. Cumprimentei o cidadão que caminhava em sentido contrário. Solicitei a informação: O senhor trabalha aqui? Sim, respondeu ele. Em seguida emendou: Eu sou pós-doutor aqui na Faculdade de Agronomia.
O que dizer sobre? Dois casos de doutores. Então é isso: Doutor gosta de dar “Carteiraço”. Veja o segundo caso, por exemplo: Eu só queria uma informação – onde fica o Setor Frota da UFRGS. Mas o doutor não titubeou e chamou na carteira. Agora observa, se o cidadão atua assim com um simples transeunte, imagina o que ele faz em situação de sala de aula na relação institucional com os seus alunos.  
Tarumã – Santa Isabel foi o ônibus que passou aqui (agora a pouco). Eu não sou doutor. Labuto no departamento de Letras do CESAJO. Prefiro encontrar um cidadão comum elegante do que um doutor em surto tomado de cólera com a carteira na mão esbravejando: Sabe com quem está falando? Eu sou doutor.



Nenhum comentário: