A Palavra e o Poder da Comunicação (ou as novas tecnologias da inteligência).
A jornalista entrevista o sacerdote e surge o debate sobre o presente. Eu pergunto para você: O que é o presente?
O meu presente são as letras, a palavra escrita ou esse texto que te ofereço como meu presente. Neste texto estamos juntos, pois é o meu presente de escritor no diálogo com o teu presente de leitor.
A tradição de troca de presentes foi transformada pelo sistema capitalista. A cultura humanista de origem judaico-cristã foi alterada, desde a reforma protestante. O que foi determinante, desde então? Um texto (as sagradas escrituras e uma nova interpretação).
As novas tecnologias da inteligência a época da reforma estavam presentes na tradução de um texto sagrado que deixava ser hermético e ganhava a sua primeira "versão popular" . A tradução de Lutero muda tudo, muda a humanidade que ganha um novo presente.
O primeiro presente de Deus foi o menino Jesus e o novo presente foi a oportunidade de viver o cristianismo como cristão reformado. Seria Lutero um novo Deus? Sacerdote, Teólogo, professor e inventor de um presente para a humanidade. Martinho Lutero deveria estar presente na primeira aula de ciências sociais (e humanidades) de todo os cursos acadêmicos. Mas não está. Trocaram uma doutrina por outra doutrina. Colocam um ateu no centro da cena e repetem: "Proletários de todo o mundo, uni-vos!!!" (K. M.)
Sempre vai ser um texto. Sempre vai ser uma inteligência (não artificial) que toca o sino do léxico e cria pérolas como aquela gravada com um novo desígnio: "A ética protestante e o espírito do capitalismo". Weber vem nesta esteira das novas tecnologias da inteligência, pois foi o único que percebeu (a época), está nascendo algo novo. Uma nova inteligência, uma nova dinâmica, uma nova vida, uma nova dinâmica social: a urbe capitalista.
A Ciência Jurídica fez florescer a condição necessária para a construção de um novo "Sol da Esperança" (L. B.). Max Weber inventou a "Economia Cultural" que atualmente chamam de sociologia. Ele não tinha a pretensão de abalar as estruturas ou "Revolucionar", mas buscava compreender que a economia "per si" não era o centro do debate e passa a escrever sobre a história econômica da humanidade.
A contemplação no Oriente é diferente da vida contemplativa no Ocidente, percebia ele. O que há de novo aqui no Ocidente além do Cristo? O desencantamento do mundo, a racionalização, a burocracia estatal, o novo ethos capitalista: Descartes, Lutero, Weber, Pierucci, (...) Herdamos esta descendência desencantada e capitalista. Haverão de surgir novos hinos, campanário metodista, jurídicas combinada com sociais.
A Palavra e o Poder da Comunicação (ou as novas tecnologias da inteligência) presente neste singelo texto pós natalino. João. Pedro. Cristo.
A jornalista produz matéria jornalísitica. Roteiro de filme é texto inventado pela indústria do cinema. A teologia social não é sociologia. O Direito Canônico e a jurisdição do sacerdote remonta ao Estado Teocrático. Videografia não é caligrafia televisionada. O que seria de nós sem o Estado de Direito presente? Muito obrigado pela tua presença. 6B.
Nenhum comentário:
Postar um comentário