quinta-feira, 15 de janeiro de 2026

A Filosofia da Poesia



Prezados

A muito tempo vencemos a dependência tecnológica da empresa microsoft e de seus tentáculos capitalistas. Portanto, não criamos e não editamos textos na relação com o poder de império da referida pessoa jurídica. 

Estamos trabalhando com o Google e as suas ferramentas de internet disponibilizadas gratuitamente. Digo isto, a fim de situar você sobre o teor desta página, pois trata-se apenas de um borrão de dados que estão sendo salvos em nuvem. 

Não considere as informações aqui disponibilizadas como "fatos jurídicos", pois são fruto de um ensaio ainda em desenvolvimento (tipo uma aquarela que antecede a pintura a óleo). O veredito aqui é muito mais aquele que vai gravado no sentido do leitor perceber um pouco de processo de criação literária que estamos propondo construir.

Não é, não foi e não vai ser recorta e cola. Não é inteligência artificial comunicando pseudo verdades. Não é voto a cabresto e não é lambe botas de nenhum tipo de patrão. É criação autônoma, legítima e autoral.




Borrão Virtual


A Teoria Tridimensional do Silêncio



“Uma verdade oculta

é o que nos faz viver”.

Maurice Maeterlinck

O Tesouro dos humildes



        Dedicamos estas breves linhas para Gomercindo da Silva Pacheco. Guma nasceu e morreu no Rio Grande do Sul (Brasil). Não navegou oceanos, mas a sua obra ganhou o mundo, dado o seu talento e maestria com as esculturas em madeira. A arte era a sua vida diuturnamente. Não possui currículo na plataforma Lates, pois bebia em fontes diversas, sendo autônomo e desvinculado de ritos acadêmicos clássicos. Infelizmente, ainda é lembrado como leigo ou servente pelos que não leram o seu talento de forma correta. A sua alma mater:Instituto de Belas Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

 



        A Teoria tridimensional do Silêncio é um exercício criativo autônomo e inovador, busca desvincular de ritos acadêmicos tradicionais (usualmente vivenciados no Brasil). Os clássicos estão presentes, mas isso não é tudo. Lembra, (?) quando escrevemos: (?) Acuidade que acusou movimento circular, bem como ritmo necessário para despertar o transeunte, face as construções futuras: a Filosofia da Poesia? Extraído de “Ronda Um". Lembra? Então!! Vamos avançar!?






Preliminar de Mérito



“Silêncio é potência criativa.”

Jacomini





Vejam o que diz Maeterlinck na obra “O Tesouro dos humildes”:

“Uma verdade oculta é o que nos faz viver. Somos seus escravos inconscientes e MUDOS, e achamo-nos algemados, em quanto ela não aparece. (...) pag 146 Tudo que se pode dizer não é nada em si.” (pag 147).

A nossa impressão é que, quando fala de instante (ao tatear nas trevas, os últimos de entre nós, por não sei que contra golpe súbito e inexplicável …) o autor fica no plano de Bachelard e a maneira como trabalha a proposta de ritmanálise. Contudo, ao tomar consciência de todo o texto na relação com a produção intelectual do Professor Laercio da Fonseca, ficamos expostos a uma relação necessária: A proposta de trabalho de Maeterlinck, Bachelard e Professor LaLa estão desenvolvendo uma temática análoga em perspectivas particulares.

Antes de entrar na página do ensino universitário público e gratuito, vamos avançar um pouco sobre o silêncio. Vejam a transcrição completa do parágrafo eleito para a vossa apreciação:

“Tudo que se pode dizer não é nada em si. Ponde num prato da balança todas as palavras dos grandes sábios e no outro prato a sabedoria inconsciente daquela criança que passa e vereis que Platão, Marco Aurélio, Schopenhauer e Pascal nos revelaram, em nada aumentará os grandes tesouros da inconsciência, porque a criança que se cala é mil vezes mais sábia que Marco Aurélio que fala” (pagina 147-48).

Na sequência surge menção ao filósofo Plotino, ou seja, estamos a trabalhar no terreno da filosofia. Enquanto trabalhamos com a filosofia, todos assistem a transformação (volatização) da universidade pública brasileira. Assistem e calam. O que isso significa? 

Essa poderia ser uma questão central no nosso atual engenho, mas não é, essencialmente, o que viemos aqui dizer. Trabalhamos com filosofia e literatura que são objeto de ensino, pesquisa e extensão dentro da universidade Pública. Em suma, muito em breve, a atual universidade pública gratuita vai deixar de existir. Vejam, não é previsão, pois trata-se  de uma triste constatação. 

Voltando para a filosofia: Maeterlinck argumenta que as verdades mais profundas da vida não são ditas em palavras, mas sentidas no silêncio. Ele defende que a verdadeira comunicação entre as almas ocorre quando as palavras param. Neste sentido, temos o silêncio como “potência reveladora” (Jacomini, 2025). Lembrei de Sri Prem Baba falando: “A fala é apenas um truque”. Em suma, acredito que o texto (Palavra escrita) deve ser avaliado dentro do seu contexto (Cena dramática). A palavra falada surge no plano da retórica que constrói narrativas e encerram estratégias de poder político.






--- --- === === --- ---



Alguns pressupostos básicos e elementares



“A Não Poesia é Irmã do silêncio. Na sua essência, a não poesia é criada sem fonemas e sem grafia. Ganha voz e forma na medida em que o seu autor necessita compartilhar este instante criativo”.

Jacomini



 Há necessidade ainda de apresentarmos uma imagem poética que auxilia a compreensão da matéria. Vamos recorrer ao artista Vitor Ramil que na canção “Estrela - Estrela” trabalha com as “Janelas de Ar”. O que são as tais “Janelas de Ar”? Como definir as janelas de ar? Poderíamos dizer que são aberturas para o infinito? Ou apenas simples analogia para um instrumento artístico que o autor cria para pintar a sua tela musical?

A resposta é (...). Não sabemos exatamente e não buscamos definição lógica para a expressão. Consideramos que obras de arte são criadas para serem apreciadas e não para serem explicadas. Pedimos ao nosso leitor que imagine as “janelas de ar” como uma imagem poética no contexto criativo do seu autor. Mais do que isso: imagine e relacione com o trabalho que estamos a elaborar, ou seja, a teoria tridimensional do silêncio. Acompanhe os tópicos a seguir expostos:



01

A potência do silêncio ainda não foi investigada de forma ampla e correta pela academia; O professor fala muito, enquanto o aluno, passivo, escuta. Levanta o braço, segue o ritual acadêmico e a depender do circuito das predileções dos doutos, ignorado permanece sem direito a voz. A Burocracia estatal e as suas rotinas racionalmente desenvolvidas a exaustão, impedindo a criação do novo e da novidade criam um contexto de perecimento da academia nos moldes e modelos como a conhecemos atualmente. Para aprofundar este tópico seria necessário avaliar o paradoxo observado no Estado moderno entre a burocracia e a democracia, conforme ensina Max Weber em diversos momentos da sua obra. Não o faremos por se tratar apenas da exposição rápida de um tópico que será retomado posteriormente.



02

A filosofia de Bachelard necessita de voz. A filosofia de Bachelard necessita de vez e de voz. Acreditamos que a filosofia de Bachelard necessita ser lida na relação com o teatro (simbolista) de Maeterlinck. A fim de entender o contexto completo do nosso trabalho (onde as janelas de ar são gênero da espécie Silêncio. Genêro único, pois em tese as janelas são todas iguais). O caráter universal da “Teoria Tridimensional do Silêncio” deve ser acessado por meio do trabalho do professor Laércio da Fonseca dentro do “Projeto Terra”. O Estado de Direito organiza a balbúrdia e garante os direitos autorais deste pequeno compêndio, pois diante de tal sorte, somente vai entender o “resumo da ópera” aquele que seguir o seguinte roteiro: Reforma protestante, a ética protestante e o espírito do capitalismo, desencantamento do mundo, burocracia estatal e racionalismo científico na relação com a filosofia e com a arte.



03

Omnes Omnia Omnino

Comenius e a sua “Didática Magna” propunham ensinar tudo a todos. Comenius afirmava que a educação deve ser universal, inclusiva e acessível a todos, com o objetivo de formar o ser humano para a vida terrena e a salvação, através de um ensino metódico que parte do simples para o complexo, valoriza a experiência, a natureza e a compreensão profunda, visando o aperfeiçoamento integral do indivíduo, do conhecimento e da sociedade. Comenius é conhecido como o "Pai da Didática Moderna" por sua visão de uma educação reformada, sistemática e humanista, que torna o conhecimento acessível e forma cidadãos completos para o mundo

A teoria tridimensional do silêncio possui, ao fim e ao cabo, mais dimensões que as descritas. Para fins (estritamente) didáticos, propomos trabalhar as três dimensões visíveis. Na medida do necessário, poderemos voltar ao termo, com vistas ao aprofundamento do debate, apresentando as dimensões não reveladas. A depender das liberdades individuais e da estabilidade do regime democrático, bem como das nossas próprias condições físicas e mentais.

Vejam: “Como explicar a Lei Rouanet para quem não internalizou a Lei Áurea”. Wagner Moura, 2024. Ou seja, como avançar sobre a aridez de um deserto onde a desfaçatez virou regra, a ambição campeia solta e a qualidade dos trabalhos respondem apenas ao produtivismo científico, digna lógica capitalista cooptada pela academia. Corremos o risco deste livro ser queimado (deletado) em praça Pública (digital), com emissão de notal oficial, declarando os autores “persona non grata” nos quatro campi  (...)  I. A. de todo o mundo, uni-vos! 

Há um espaço muito exíguo de manobra para a criação livre e os cortes no orçamento vão continuar. Verdade que já deveriam ter sido mais severos em várias rubricas. O que segurou o peso da tesoura foi o fato do presidente ser muito sensível e defensor da área da educação pública. Mas a roda não para e a bancada B. B. B. não vai desistir de novas investidas sobre a educação pública, afinal de contas o agro é pop e o imperialismo ressurge das cinzas com uma fome incrível por pecúnia (aqui e acolá). O que fazer, se não silenciar laboriosamente, criando os meios necessários para a vitória final!?

 Findo os tópicos, passamos para uma tentativa de desenvolver melhor algumas ideias iniciais expostas até o presente momento textual.


=== ==== ====




Breve Desenvolvimento:



“A Poesia Residual é fonética e é gráfica. Surge no movimento pendular (da vontade) que ocorre a partir do centro (silêncio)”.

Jacomini



01

A potência do silêncio ainda não foi investigada de forma ampla,  correta e efetiva pela academia. Não há espaço regimental para desenvolver o engenho dentro da burocracia estatal, tão pouco interesse intelectual e disposição de vontade para elaborar o termo. É o tipo de especialização que não é bem vindo pelo administrador do sistema.

No sistema formal de ensino há um equívoco monumental: O Silêncio não cria nada, não produz ciência e não oportuniza desenvolvimento científico, conforme os ditames oficiais.

Ao nosso crivo, esta é uma análise estreita e equivocada, de viés desenvolvimentista e evolucionista, pois foca apenas numa espécie de produtivismo de caráter quantitativo. A lógica capitalista está dominando o mundo acadêmico, portanto eles estão corretos, pois operam dentro do sistema ao qual devem obediência (formal e material).

Conclusão:

O tipo de estudo que estamos a desenvolver só pode ser realizado aqui, extra-muros institucionais e sem financiamento público e ou privado. 





02

A filosofia de Bachelard necessita ser lida na relação com o teatro de Maeterlinck

Bachelard segue sendo corrompido pela pedagogia tradicional que está comprometida com o processo de privatização da educação pública brasileira. Dentro da academia tradicional, Bachelard é visto apenas como mais um autor a ser trabalhado no programa de ensino X previsto para ser desenvolvido no semestre Y. 

O que é dito ali? Bachelard é apresentado como um epistemólogo (ou fenomenólogo) e o estudante responde: Sim senhor! Sim senhora! (quero ir embora)

Enquanto o foco for a formação acadêmica que visa o preparo do jovem apenas para o mercado de trabalho, não se cria nada de novo.

A academia tradicional é uma espécie de “Instituição Total” (GOFFMAN, 1982). A “Classe Dirigente” (GOFFMAN, 1982) cobra disciplina e obediência do aluno e não abre mão da dinâmica da hierarquia (muito semelhante aos militares convivendo dentro de um quartel).

Ninguém cria nada com medo do superior hierárquico. Ninguém cria nada dentro do sistema de ensino desenvolvimentista. A obediência cega e restrita é muito comum em mosteiros, conventos e outras instituições totais. O ensino superior adotou este sistema que está vigente desde a santa inquisição até os dias atuais. Os trabalhos acadêmicos criados neste contexto de total inexistência de liberdade criativa são limitados, toscos e de viés esquizofrênico. Dito de outra forma, o trabalho de conclusão de curso tradicional tendem a ser cópia da cópia, que foi também ao seu tempo cópia da cópia (salvo raras exceções). Enfim, A filosofia de Bachelard necessita ser lida na relação com o teatro de Maeterlinck e para tanto o estudante necessita de liberdade para criar a sua própria jornada universitária.





03

A teoria tridimensional do silêncio possui, ao fim e ao cabo, mais dimensões que as descritas.

A fim de facilitar o entendimento, a luz de outros especialistas, criamos a denominação “Teoria tridimensional do silêncio”, quando a mesma possui mais de três dimensões. Avalie o engenho como um recurso didático necessário (Ou tipo ideal a la Weber).

Na medida em que voce avançar no entendimento da questão, vai verificar que estamos a construir engenho inédito, bem estruturado e necessário para os que buscam mais do que diplomas universitários.

O que pedimos no presente momento é paciência e confiança, pois havermos de entregar aquilo que está contido no embrião.

Para todos aqueles que não tem interesse em filosofia e literatura, muito obrigado por acompanhar até aqui. Pode desembarcar sem medo. Voltaremos a nos encontrar em outras oportunidades. Abraço.


Nenhum comentário: