sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Santa Isabel Jari 2





Santa Isabel (jari) II

Por Jacquesja


Prezados leitores

A beleza desta noite primaveril solicita mais uma breve reflexão sobre a cortina eleitoral cerrada recentemente. Presta a atenção, por favor, nos antagonismos entre Santa Isabel e Viamão (Centro Histórico).
Estive hoje no Centro de Viamão (Bebi água do Fiuza). Embarquei no coletivo e disse para o cobrador: até o centro. Ele respondeu: Este vai para Viamão. Repliquei. Sim, para o centro de Viamão. Eu semprei embarquei na parada do Dosul. Ah! Mas o Dosul não existe mais! Eu sei. Mas para nós da Medianeira aquele perímetro vai ser sempre o da Madereira do Willy (ou da parada do Dosul). Coisas de Santa Isabel. Quem é da Vila sabe. Voltando para o “Santa Isabel – Jari”.
Gente, este texto foi extremamente visitado. Muitos acessos e muitos comentários via “uadizape”. Surpresa boa. Portanto volto aqui com algumas considerações sobre o mesmo. As pessoas estão perguntado o que é “Borracheira”. Sobre a questão em tela devo afirmar que a árvore simbolo da Santa Isabel é a Timbaúva e a do centro histórico é a seringueira. Borracheira é o nome que deram para a seringueria do Passo Municipal. A Santa Isabel também tem um belo exemplar de Hevea brasiliensis. Fica ali na esquina da Avenida Liberdade com Paraná, a beira do lago. Bingo.
Pela importância da temática, vocês me deem licança, mas eu tenho que reapresentar um parágrafo inteiro do texto anterior. Lá vai ele, presta atenção:
O que André Pacheco pode fazer pela Santa Isabel? Se eu fosse o prefeito eleito traria os doze milhões e o projeto do novo centro administrativo municipal de Viamão para a Santa Isabel. Esta seria a melhor notícia que poderíamos receber no período. Além disso, alavancaria toda a região como local, efetivamente, da região metropolitana de Porto Alegre, pois ganharia o eixo do antigo traçado definido pelo Dr. Alceu de Deus Collares com a denominação de Avenida do Trabalhador (Projeto que criou os TMs).
A expressão que usei: “Efetivamente” trata-se de uma homenagem para o Prefeito Bonatto que usou amplamente esta palavra ao ser eleito no pleito anterior. Eu lembro do Sr. Prefeito utilizando com muita propriedade esta expressão da língua portuguesa: “Efetivamente”. Aquilo me chamou a atenção pela boa articulação das suas palavras, demonstrando domínio do léxico e sensatez na comunicação verbal.
Recebi algumas críticas referentes ao penúltimo parágrafo onde afirmei: Foi um grande pleito. A população está de parabéns pela maturidade política demonstrada (...). Mas foi manifestação pontual que recebo com tranquilidade, afinal de contas é impossível agradar a Gregos e Troianos. Não é verdade? No mais só tenho a agradecer a todos os interessados por este humilde trabalho que desenvolvo nos blogs “A Cidade de Santa Isabel” e no “JacquesJa”. Obrigado pela presença.
Namastê.
Jacques Jacomini

Nenhum comentário: