terça-feira, 9 de agosto de 2016

Viamão Santa Isabel





Viamão Santa Isabel

            Os limites da ficção. A renovação no agosto.
            Vejo que muitos possuem dificuldade de entrar no âmago da literatura. Agora, por exemplo, chove. Isto é fato, pois está chovendo nesta linda noite de inverno. Se digo, por exemplo, o meu irmão me extorquiu, é ficção. No dia em que eu escrever a frase: O gato de botas levou o meu automóvel e o meu dinheiro. Ficção. Não é realidade, pois o “Gato de Botas” é uma fábula e irmãos de sangue não roubam ou furtam os seus próprios irmãos. Infelizmente a ignorância reina absoluta em muitos corações. As vezes as pessoas até tentam avançar um pouco, mas trava, entende? É muita televisão e bitolação no balcão da informação (comercial).
            Leitura e escrita andam sempre juntas. A leitura de Bukowski tem sido muito proveitosa: “Era tudo teatro comigo”. A frase entre aspas é dele na obra Hollwood. Tem muita coisa boa ali. Trata-se de um texto descomplicado, objetivo e claro sem perder a graça e o encanto de uma boa literatura. E me preparo para entrar em Monteiro Lombato. Sigo namorando Antonio. Reproduzo aqui também um texto muito importante: A Deusa. Ou seja, são letras e mais letras. O que Tonella está fazendo lá com os veículos, faço aqui com os livros. Tenho prazer em recuperar obras raras. Prezada Senhora MD o seu dispositivo de segurança (alarme) continua importunando a vizinhança. Por favor, atue para minimizar o desconforto da nossa comunidade.
            Agosto veio com tudo. Passei a olhar tudo com nova disposição do caminhar e deslocar em passeios matutinos e vespertinos. Carro engorda, além de limpar a tua conta no banco. Penso que a Empresa de Transporte Coletivo Viamão deveria ganhar um troféu “Lata de Sardinha” por dia. Embarquei e não gostei do serviço. Já fui logo anotando. O lápis quebrou a ponta. Não tem problema, pois havia outro disponível no bolso do casaco. Apanhei o bloco de anotações identifiquei o veículos e, ao desembarcar, fiz a chamada telefônica relatando o descalabro havido no pequeno percurso locado. Parece ficção? Ou é a realidade de uma Cidade com nome de vila? O Celito chegou. Ele não tolera trovões e tempestades. Vou encerrar este com votos de feliz noite para todos. E não esqueçam, se embarcar no coletivo, te segura porque balança muito e os condutores, de um modo geral, são pouco gentis com os passageiros.
            Até a próxima. Namastê.


            

Nenhum comentário: