quarta-feira, 9 de outubro de 2013

CULTURA X NATUREZA:

CULTURA X NATUREZA:
Dualismo Ingênuo e Inoportuno para o qual a Antropologia tem resposta


          A noção ou conceito de Cultura é algo que não pode ser resolvido ou definido em poucas linhas, porém não dá para reduzir a questão a um dualismo ingênuo, defendendo a idéia de que, numa relação entre Cultura e Natureza, tudo o que não é natural é cultural.

          Na área das Ciências Humanas, a disciplina que se origina pelo estudo da Cultura é a Antropologia. A própria Antropologia, enquanto ciência, só surgiu a partir da definição de cultura que um cidadão chamado TYLOR elaborou. No seu original de 1871 ele afirma: “La cultura o civilizición, en sentido etnográfico amplio, es aquel todo complejo que inclye el conocimiento, las creencias, el arte, la moral, el derecho, las costumbres y cualesquiera otros hábitos y capacidades adquiridos por el hombre en cuanto miembro de la sociedad.” Preste atenção que neste conceito Cultura é entendido como sinônimo de civilização e que o autor fala em cultura no singular, como se na humanidade existisse um único todo ordenado que chama-se cultura. Atualmente, não se adota mais este conceito, pois acreditamos que temos na humanidade CulturaS diversas oriundas dos mais diferentes sistemas sociais que o homem conseguiu organizar e não uma Cultura humana única (no singular) que represente a elaboração criativa total do homem moderno.
A principal característica da Antropologia é o seu esforço de “Relativização” dos sistemas sociais, dos conceitos das ciências humanas, enfim de tudo que se perceba como possível de ser relativizado. Neste contexto, a maior bandeira antropológica é a negação de todo e qualquer “Etnocentrismo”, que a grosso modo pode ser denominado como a exaltação absoluta e irrevogável de determinada etnia, grupo social ou tribo urbana. Digo isso, para lembrar o início deste escrito. Absolutizar o conceito de cultura entre duas categorias estáticas, a própria e a natureza, é algo como estar trabalhando contra algo que por si só não admite nenhum tipo de dualismo ingênuo, as inúmeras culturas humanas existentes no globo. No universo da Cultura existe todo um arcabouço real ou imaginado de natureza, como também na Natureza existe todo um contexto dado e não dado que é cultural.

          Ciência ainda nova e pouco conhecida entre nós, a Antropologia tem um grande legado científico que nos ensina: A maioria das coisas com que o homem se relaciona diariamente não são tão absolutas e definitivas quanto parecem ser.

Texto Publicado no Livro "Viamão".






Nenhum comentário: