A UFRGS diplomou na tarde de
ontem, 20 de junho, Zaqueu Key Claudino, que defendeu sua tese com o
tema: A formação da
pessoa nos pressupostos da tradição: Educação Indígena Kanhgág.
Em seu trabalho, o aluno
abordou as concepções da educação indígena a partir da tradição Kaingang,
relacionando-as com a educação escolarizada.
O estudante explicou que a
necessidade do estudo surgiu de sua experiência pessoal, ao observar os
processos de “tradução” e de ressignificação de seus elementos rituais para o
contexto escolar. “O crescente número de Kaingang que vive nas aldeias e
interage com o mundo não indígena suscita indagações quanto à transformação e à
readaptação de seus discursos no que diz respeito aos estudos realizados nas
escolas Kaingang. Esta pesquisa pretende explicitar como é realizado esse
movimento e as formas de afirmação identitária e de conquistas políticas,
principalmente no campo da educação indígena e da educação escolarizada
desenvolvida pelo Estado brasileiro, em suas diferentes esferas”, esclarece o
mestre.
Sobre orientação da professora Maria Aparecida Bergamaschi, Zaqueu tornou-se o primeiro
indígena a receber título de mestre pela UFRGS.
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Um comentário:
Justo e necessário este momento de reconhecimento dos não brancos.
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