domingo, 4 de setembro de 2016

Antropologias




Antropologias

Prezados (as) Internautas

         Recebi diversas manifestações sobre a publicação em tela. Volto ao tema para alguns esclarecimentos que se fazem necessários.
         Gostaria de iniciar destacando que republico a imagem acima, pois a anterior tinha uma edição que cortava parte dos convidados da recepção que ocorreu na Casa Branca por ocasião da celebração havida em trinta e um de agosto.
Em segundo lugar, eu não assisto aos programas televisivos correntes, mas nem é necessário uma vez que muitos são reproduzidos na web. Acabei de assistir, por exemplo, um “extrato telemidiático” onde o pároco local se manifestava em relação a sua fé e a propalada cultura gaúcha, destacando o projeto “Capela Volante”. Eu curto isso tudo tentando me manter atualizado e informado sobre o que ocorre no meu entorno. E, por falar nisso, você leu o Jornal Correio Rural desta semana? Eu li e não gostei do conteúdo do editorial. Penso que o estimado jornalista, por quem tenho profundo respeito e consideração, não construiu um texto adequado ao tema proposto.
Agora, baixando nas ditas ciências sociais, mais um detalhe deve ser destacado em relação ao “Estudo  Comparativo  das  Redes  de  Televisão  da  Igreja  Universal  do  Reino  de  Deus  e  da  Igreja  Católica   –   Rede Família  e  Rede Vida”: a defasagem dos dados levantado na época. Fiquem atentos para a questão temporal (por favor). Vejam que este trabalho foi produzido no século passado.
         No dia de hoje observe abaixo mais um segmento do trabalho que foi realizado sob a orientação do antropólogo Dr. Ari Oro (NER/PPGAS/UFRGS).
Obrigado pela atenção de todos (as). Bom domingo para vocês e até a próxima publicação.


1.1 Igreja Universal do Reino de Deus (IURD)

A Igreja Universal do Reino de Deus começa as suas atividades no Brasil no momento em que Edir Macedo resolve sair da Igreja Pentecostal Nova Vida para fundar um movimento próprio. O Início deste ramo pentecostal foi simples, sem alardes, pois Macedo ao sair da Igreja Nova Vida, só encontrou uma funerária para iniciar o seu império.
Ao fundar a IURD, Macedo contou com a participação de um cunhado, Romildo. Os dois tiveram divergências e separaram-se em seguida. O cunhado fundou a Igreja Internacional da Graça (também de linha pentecostal), seguindo seu empreendimento sozinho.
Edir Macedo começa as suas atividade em 1977, no Rio de Janeiro. Com o seu tipo de discurso, imediatista, logo surtiu efeito e já em 1985 a IURD estava em quase todas as capitais dos estados brasileiros. Tal como os demais ramos do pentecostalismo, a IURD se expandiu utilizando todo tipo de acomodações para abrigar os seus cultos. Até mesmo sedes de cinemas foram adquiridas para este fim. Além disso, Edir Macedo utilizou-se do rádio para conseguir um crescimento significativo de seu movimento. Consegue atingir as classes média e média alta, chegando às camadas populares não só através do rádio como também da televisão.
Os programas de rádio de Macedo foram aumentando paulatinamente e a aquisição de uma emissora de TV foi o passo mais importante no sentido de expandir a sua “obra”. Ao chegar na TV, o líder da IURD conseguiu o que nenhum outro pentecostal havia conquistado: o mais poderoso meio de comunicação de massa no Brasil.
Inicialmente os seus programas eram transmitidos pelas emissoras das redes Bandeirantes, Manchete e Record. Em 1989 Edir Macedo compra a Rede Record de São Paulo que valia na época cerca de 45 bilhões de dólares. Além desta aquisição estão as 14 emissoras de rádio, uma gráfica, uma construtora, dois jornais e vários templos fora do Brasil. As reuniões (concentrações de fiéis) que acontecem eventualmente nos estádios de futebol que já reuniram até 230 mil fiéis são transmitidas pela TV Record que tem a sua programação controlada por assessores de Macedo. Para a composição e produção de alguns programas exibidos na Record e na Rede Família, além dos pastores e bispos, participam profissionais de diversas áreas, como médicos, psicólogos, advogados, entre outros.
Atualmente, além de ter a sua própria rede de televisão (Rede Família), transmitindo exclusivamente os seus programas religiosos, a IURD continua veiculando programas em separado nas Redes Bandeirantes e Manchete. Em função disto, nas primeiras horas da manhã, por exemplo, temos três canais de televisão (Canal 10, Canal 4 e Canal 18 sintonizados em Porto Alegre) transmitindo programas específicos da IURD.
Alguns dados apresentam a Rede Record de TV no terceiro lugar de audiência (Folha de São Paulo, 26/11/1995). Somente por TV, esta igreja transmite cerca de 40 horas de programas religiosos semanalmente. Existem projetos também para uma estação de TV por assinatura, dedicada exclusivamente a temas religiosos. Segundo a Revista Veja (25/101995), a Rede Record possui 47 emissoras de TV e 26 emissoras de rádio.
As razões que levam os pentecostais a recorrerem aos meios eletrônicos de comunicação, como a TV, é analisada com bastante precisão e competência pelo antropólogo Ari Oro:
“Como disse em outro lugar, o acesso dos pentecostais aos meios eletrônicos tem múltiplos propósitos. Em primeiro lugar, se trata de um espaço importante para fazer proselitismo. Os programas religiosos se convertem em uma propaganda efetiva das respectivas igrejas. Em segundo lugar, o uso de rádio e TV tem uma importância econômica. Os pastores, em cada momento, pedem dinheiro a seus fiéis para cobrir os altos custos da produção e difusão dos programas. Em terceiro lugar, a difusão de programas eletrônicos dá prestígio as próprias igrejas. Os pastores e fiéis vêem estas atividades como sinal de modernidade e da adaptação das suas igrejas aos tempos atuais. Este feito se vincula a mentalidade brasileira que considera a presença da televisão e do rádio como importantes indicadores sociais de prestígio e modernidade.” (ORO, 1992)


Nenhum comentário: