sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Santa Isabel



Santa Isabel (Contexto da Escritura)

         Na hora de colher votos: Santa Isabel. Uma vez eleitos: Centro de Viamão. A história se repete, senhores políticos.
         A verdade é que construí este texto para chamar a atenção do leitor sobre este processo de centralismo no entorno da Sede Política e administrativa do município. A pujança da Santa Isabel é drenada o tempo todo para alimentar “O Viamão”.
         Venho trabalhando nesse estudo a muito tempo, destacando as especificidades da Santa Isabel. Explicando sobre o processo de Cidadenização que ocorreu aqui. Tenho inclusive uma coleção de indicadores sociais que reafirmam a minha tese de Santa Isabel ser muito mais que um simples bairro, etecétera e tal.
         Para as pessoas que desejam conhecer mais sobre este debate fica o convite para visitar o blog A Cidade de Santa Isabel. Você encontrará ali diversas publicações que vão esclarecer mais ainda sobre o assunto em tela.
         Por hora fica o convite para você acompanhar mais um trecho de um trabalho antropológico que produzi e versa sobre as religiões de matriz africana. Boa leitura. Bom final de semana para todos e até o próximo texto.

INTRODUÇÃO

Sendo as religiões afro-brasilelras religiões que tem grande expressividade e incidência social dentro do nosso meio, escolhemos este tema para compor nosso trabalho.  Porém, este estudo não abrange todos os aspectos possíveis do tema, pois não foi possível uma interação muito longa que permitisse uma abordagem mais detalhada.
Para melhor compreensão dos aspectos relevantes, inicialmente procuraremos caracterizar estas religiões que possuem tendências rituais que se expressam de formas diferentes.  Dentro dessas tendências temos o candomblé ou batuque com forte influencia africana, a macumba ou linha cruzada, próxima de suas origens africanas e a umbanda onde predominam as características espirituais.  Podemos atribuir a cada uma dela alguns elementos que são específicos dentro de cada linha e outros que são comuns nas três.
Citando os elementos comuns podemos apresentá-las como religiões tolerantes, permissivas, emocionais, carismáticas, de aflição, de sedução e de não conversão.  São religiões que se interessam pelo indivíduo e seu mundo interior, sua subjetividade.  E uma das características principais é o fenômeno do sincretismo religioso onde se encontram traços africanos sincretizados.  Outro fator muito importante dentro desse contexto é a constante tensão existente entre os terreiros, sendo a crítica mútua um elemento utilizado para a manutenção da uniformidade e homogeneldade da religião.
A partir do tema escolhido, delimitamos como objeto de pesquisa a Sociedade Espírita amor, verdade e justiça " fundada em 13 - 06 - 1971 que fica situada na rua São Marcos, 292, bairro Torotoma, município de Alvorada.
Esta sociedade tem como fundadora e líder a mãe de santo Neuza Tremesinha de oxum que desde os 7 anos de idade participa de forma ativa desta religião, e hoje tem em tomo de 27 filhos de santo.
Encontramos uma certa facilidade para trabalharmos neste centro, pois não percebemos nenhum tipo de resistência pôr parte de seus integrantes, inclusive se mostraram prestatívos, dedicados e interessados em nossos estudos.
Segundo colocações da Mãe de Santo, o centro pratica dois tipos de rituais que são a umbanda e a linha cruzada e dentro do contexto que se desenvolvem estes rituais, não é permitido o uso de bebidas alcóolicas e nem o sacrifício com animais de quatro patas ( só com animais de duas patas).  Além dos rituais a mãe de santo desenvolve durante a semana atividades como jogo de búzios, jogo de cartas, trabalhos e também recebe um médico na linha do oriente.

O critério que utilizamos para a obtenção e seleção das informações constitui em reunir todos os dados de provável interesse e para isso privilegiamos como método a observação não participante, a observação participante, entrevistas com gravador, filmagem, bem com pesquisa bibliográficas.
Ao estudarmos estas religiões como Umbanda e linha cruzada nos deparamos com um mundo diferente que acaba depertanto no pesquisador elementos para uma reflexão e compreensão destas expresseos religiosas que possuem valor, sentido significado, lógica e são perfeitamente racionais.
Como objetivo principal deste trabalho nos propusemos a analisar " a finção social do centro dentro da comunidade religiosa " . E para isso nos detetivemos em certos aspectos que achamos serem relevantes para a compreensão deste objetivo.
O trabalho apresenta em desenvolvimento o que foi observado na prática, relata dois rituais, sendo um relativo a linha cruzada e a terceira de Exu e o outro de umbanda que vem a ser a festa de Ogum, não deixando de mencionar também alguns aspectos a cerca da especialidade.


         

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