Santa
Isabel (Contexto da Escritura)
Na hora de colher votos: Santa Isabel.
Uma vez eleitos: Centro de Viamão. A história se repete, senhores políticos.
A verdade é que construí este texto
para chamar a atenção do leitor sobre este processo de centralismo no entorno
da Sede Política e administrativa do município. A pujança da Santa Isabel é
drenada o tempo todo para alimentar “O Viamão”.
Venho trabalhando nesse estudo a muito
tempo, destacando as especificidades da Santa Isabel. Explicando sobre o
processo de Cidadenização que ocorreu aqui. Tenho inclusive uma coleção de indicadores
sociais que reafirmam a minha tese de Santa Isabel ser muito mais que um
simples bairro, etecétera e tal.
Para as pessoas que desejam conhecer
mais sobre este debate fica o convite para visitar o blog A Cidade de Santa
Isabel. Você encontrará ali diversas publicações que vão esclarecer mais ainda
sobre o assunto em tela.
Por hora fica o convite para você
acompanhar mais um trecho de um trabalho antropológico que produzi e versa
sobre as religiões de matriz africana. Boa leitura. Bom final de semana para
todos e até o próximo texto.
INTRODUÇÃO
Sendo as religiões afro-brasilelras religiões que tem
grande expressividade e incidência social dentro do nosso meio, escolhemos este
tema para compor nosso trabalho. Porém,
este estudo não abrange todos os aspectos possíveis do tema, pois não foi possível
uma interação muito longa que permitisse uma abordagem mais detalhada.
Para melhor compreensão dos aspectos relevantes,
inicialmente procuraremos caracterizar estas religiões que possuem tendências
rituais que se expressam de formas diferentes.
Dentro dessas tendências temos o candomblé ou batuque com forte
influencia africana, a macumba ou linha cruzada, próxima de suas origens
africanas e a umbanda onde predominam as características espirituais. Podemos atribuir a cada uma dela alguns
elementos que são específicos dentro de cada linha e outros que são comuns nas
três.
Citando os elementos comuns podemos apresentá-las como
religiões tolerantes, permissivas, emocionais, carismáticas, de aflição, de
sedução e de não conversão. São
religiões que se interessam pelo indivíduo e seu mundo interior, sua
subjetividade. E uma das características
principais é o fenômeno do sincretismo religioso onde se encontram traços
africanos sincretizados. Outro fator
muito importante dentro desse contexto é a constante tensão existente entre os
terreiros, sendo a crítica mútua um elemento utilizado para a manutenção da
uniformidade e homogeneldade da religião.
A partir do tema escolhido, delimitamos como objeto de
pesquisa a Sociedade Espírita amor, verdade e justiça " fundada em 13 - 06
- 1971 que fica situada na rua São Marcos, 292, bairro Torotoma, município de
Alvorada.
Esta sociedade tem como fundadora e líder a mãe de santo
Neuza Tremesinha de oxum que desde os 7 anos de idade participa de forma ativa
desta religião, e hoje tem em tomo de 27 filhos de santo.
Encontramos uma certa facilidade para trabalharmos neste
centro, pois não percebemos nenhum tipo de resistência pôr parte de seus
integrantes, inclusive se mostraram prestatívos, dedicados e interessados em
nossos estudos.
Segundo colocações da Mãe de Santo, o centro pratica
dois tipos de rituais que são a umbanda e a linha cruzada e dentro do contexto
que se desenvolvem estes rituais, não é permitido o uso de bebidas alcóolicas e
nem o sacrifício com animais de quatro patas ( só com animais de duas
patas). Além dos rituais a mãe de santo
desenvolve durante a semana atividades como jogo de búzios, jogo de cartas,
trabalhos e também recebe um médico na linha do oriente.
O critério que utilizamos para a obtenção e seleção das
informações constitui em reunir todos os dados de provável interesse e para
isso privilegiamos como método a observação não participante, a observação
participante, entrevistas com gravador, filmagem, bem com pesquisa
bibliográficas.
Ao estudarmos estas religiões como Umbanda e linha
cruzada nos deparamos com um mundo diferente que acaba depertanto no
pesquisador elementos para uma reflexão e compreensão destas expresseos
religiosas que possuem valor, sentido significado, lógica e são perfeitamente
racionais.
Como objetivo principal deste trabalho nos propusemos a
analisar " a finção social do centro dentro da comunidade religiosa "
. E para isso nos detetivemos em certos aspectos que achamos serem relevantes
para a compreensão deste objetivo.
O trabalho apresenta em desenvolvimento o que foi
observado na prática, relata dois rituais, sendo um relativo a linha cruzada e
a terceira de Exu e o outro de umbanda que vem a ser a festa de Ogum, não
deixando de mencionar também alguns aspectos a cerca da especialidade.
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