O DUPLO E SEUS
DESDOBRAMENTOS
A temática do duplo perpassa distintos
discursos ao longo da história. Suas aparições, invariavelmente perturbadoras,
encontram eco em uma vasta produção ficcional e consistem em objeto da pesquisa
psicanalítica. Em
O duplo, de 1914, Otto Rank adota como
ponto de partida de sua reflexão o filme O estudante de Praga, de 1913. A partir da análise
dessa obra, o psicanalista faz uma extensa revisão da presença do duplo na
literatura do século XIX, no folclore europeu, na mitologia e na etnografia.
Sua hipótese é a de que a duplicação do eu consiste, inicialmente, em um modo
narcísico de desmentir a finitude. No entanto, invariavelmente o duplo
converte-se em um inquietante mensageiro da morte. Em O estranho, de 1919, Freud retoma esse
tema, interrogando-o de outro ângulo: em que condições a aparição artística do
duplo produz efeitos sinistros em quem a ela se expõe? A pergunta freudiana é o
fio condutor dessa análise de um corpus de filmes, cujo foco é o fenômeno do doppelgänger, em seus diversos
desdobramentos.
11/3: Fantasma
(1922), de F. W. Murnau
18/3: O
estudante de Praga (1926), de Henrik Galeen, e William Wilson
(1968), de Louis Malle
25/3: O
retrato de Dorian Gray (1945), de Albert Lewin
1/4: Um corpo
que cai (1958), de Alfred Hitchcock
8/4: O
testamento do Dr. Cordelier (1959), de Jean Renoir
15/4: Psicose
(1960), de Alfred Hitchcock
22/4: Persona
(1966), de Ingmar Bergman
29/4: A bela
da tarde (1967), de Luis Buñuel
6/5: As irmãs
diabólicas (1973), de Brian de Palma
13/5: A
mulher do tenente francês (1981), de Karel Reisz
20/5: Gêmeos,
mórbida semelhança (1988), de David Cronenberg
27/5: Noturno
indiano (1989), de Alain Corneau
3/6: A dupla
vida de Véronique (1991), de Krzysztof Kieslowski
10/6: Amores
expressos (1994), de Wong Kar-Wai
17/6: Clube
da luta (1999), de David Fincher
24/6: Melinda
e Melinda (2004), de Woody Allen
1/7: Mais
estranho que a ficção (2006), de Marc Forster
8/7: Ilha do
medo (2010), de Martin Scorsese
15/7: Cisne
negro (2010), de Darren Aronofsky
Duração:
11/03 a 15/07/2014
Horário:
terças-feiras, das 8:30 às 12h
Local:
sala 210 do Instituto de Psicologia
Informações:
oduplonocinema@gmail.com
Inscrições até 10/03 pelo
link: http://www1.ufrgs.br/extensao/inscricoes/ins_verifica_acao.php?codacao=24864
Equipe coordenadora
Amadeu de Oliveira Weinmann
(Psicologia / UFRGS)
Lúcia Serrano Pereira (APPOA)
Márcia Ivana Lima e Silva (PPG em
Letras / UFRGS)
Referências
bibliográficas
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Fiódor. O duplo. 2. ed. São Paulo: Ed. 34, 2013.
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In: Hamburguer, Esther; Souza, Gustavo; Mendonça, Leandro; Amancio, Tunico
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