PROJETO DE
PESQUISA
Alunos: Ana
Rita
Jaques Jacomini
Titulo -
“Estudo Antropológico Sobre a Construção das
Subjetividades, Trajetórias e Itineranças de um grupo de ‘flanelas’[1] da Cidade de Porto Alegre.”
Justificativa
-
As cidades urbanas
brasileiras, a exemplo do que se observa no mundo, enfrentam sérios problemas
de organização e ‘normalização’ dos seus espaços públicos e privados. As
populações aumentam consideravelmente de um ano para o outro, com elas o
números de automóveis também cresce, em função de uma série de fatores
econômicos e sociais. Uma das
conseqüências deste crescimento populacional e desta acelerada ocupação dos
espaços urbanos vem criando, em
determinadas situações, o caos em relação
as condições de circulação e organização destes espaços urbano. O
guardador de carro ou flanela, como elegemos denominá-lo, surge neste contexto
como um novo ator social (ou trabalhador informal) que presta um serviço as populações urbanas carentes
de segurança e tranqüilidade.
Problema -
Que tipo de serviço oferece o flanela ao seu cliente
(a que custo) e qual o grau de segurança que este tipo de serviço pode oferecer
ao usuário? Qual a relação de custo benefício nesta prestação de serviço ?
Hipótese -
Flanela e cidadão urbano contemporâneo, novos atores
sociais de uma vida nas cidades uma vida nas cidades, constroem as suas
subjetividades e as suas urbanidades com base em relações sociais que remontam
o jogo dramático e cênico, onde um oferece o que o outro não possui e vice-versa.
Nos interessa saber em que medida acontece este sistema de trocas e qual os
contornos que as percepções de medo e segurança atuam dentro deste universo
subjetivo dos indivíduos em questão ?
Definição de
conceitos -
Flanela
Serviço
Traçado
Espaço público
Subjetividade
“Normalização”
(...)
Quadro teórico
de referencia -
( a definir )
- Objetivos:
Gerais -
Realizar um
estudo etnográfico de um grupo de guardadores de carros (flanela) no centro de
Porto Alegre.
Específicos -
I - Analisar,
a partir do ponto de vista da antropologia urbana, a construção da
subjetividade dos flanela, seus traços característicos, vestimentas, discurso
mais usual e formas de trabalho (como atuam), etc.;
II - Idem ao anterior para o usuário;
III - Avaliar a relação existente entre a atuação
dos flanelas e a organização do espaço urbano na cidade, a partir de estudo
histórico da organização deste espaço, com ênfase na evolução do traçado das
ruas das zonas da capital onde atuam estes flanelas;
IV - Demonstrar graficamente (e/ou visualmente)
alguns aspectos deste dois estudos (1o. e 2o. objetivos)
a fim de ampliar o entendimento e problematização deste debate;
V - Estudar a relação existente entre a necessidade
de segurança percebida pelo usuário (no que concerne a preservação do seu
patrimônio - automóvel) e a satisfação desta necessidade proporcionada pelo
serviço prestado pelos flanelas.
Metodologia -
Realizaremos pesquisa qualitativa com a adoção do método etnográfico e quantitativa através da análise de dados
estatísticos indiretos.
Técnicas a serem empregadas - Entrevistas com o uso
de gravador, observação direta e participante, realização de imagens (fotos),
levantamento de dados estatísticos em instituições públicas e de representação
de classe.
[1]
Passaremos a denominar de “flanelas” os já conhecidos “guardadores” de carros
que atuam no centro da cidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário