segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Marshall Sahlins

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
INSTITUTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ANTROPOLOGIA SOCIAL
Disciplina: Teorias da Cultura
Professor: Ruben Oliven

Semestre 99/1















-   Notas  de  Aula   -   Marshall Sahlins  


















Aluno: Jacques  Jacomini




-   Notas  de  Aula   - 

“Nenhum objeto, nenhuma coisa é ou tem movimento na sociedade humana, exceto pela significação que os homens lhe atribuem.”  Marshall Sahlins

Os sistemas alimentares, de vestuário, publicitário, entre outros possuem processos dinâmicos de significação que lhe atribuem sentido, segundo o contexto social e cultural em que estão inseridos.
Marshall Sahlins exemplifica este pressuposto teórico citando “A preferência de comida e o tabu nos animais domésticos americanos.” O objetivo do autor é demonstrar que existe a presença de uma razão cultural em nosso hábitos alimentares, fato que determina a nossa relação de forma diferenciada com diversos tipos de animais (cavalos, cachorros, porcos e bois), por exemplo. Para este caso, segundo o nosso código cultural (Americano-Contemporâneo-Capitalista), entendemos que não devemos consumir carne de cachorros, pois o concebemos como “o melhor amigo do homem”. O cachorro é geralmente escolhido como uma animal de estimação das famílias, possuindo nome e toda uma relação afetiva com os seus donos e outros seres humanos que o cercam. Em outras culturas, existem outros animais que ocupam este espaço simbólico entre as pessoas, porém, entre nós, como destaca Sahlins, “A América é a terra do cão sagrado.”
O Campo da moda é um outro exemplo utilizado em alguns estudos para confirmar o que havíamos afirmado no início: Os sistemas alimentares, de vestuário, publicitário, entre outros possuem processos dinâmicos de significação que lhe atribuem sentido, segundo o contexto social e cultural em que estão inseridos. Sobre o campo da moda, Alexandre Bergamo destaca: “O Sentido da moda está em que a roupa significa algo, e esse significado, além de diferir em função do grupo pesquisado e de sua posição no interior da estrutura social, imprime e direciona diferentes condutas para esses diversos grupos sociais.”

O consumo e a produção dos bens estão inseridos nesta lógica de significação cultural, ou seja, “a produção é algo maior e diferente de uma prática lógica da eficiência material. É uma intenção cultural.” Sahlins

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