Segundo Evans-Pritchar, percebemos que é essencial percebermos que os fatos, em si,
näo têm significado. Para que o possuam, devem ter certo grau de generalidade.
É preciso saber exatamente o que se quer saber, e isso só pode ser conseguido
graças a um treinamento sistematico em antropologia social acadêmica. Além
disso, nele está muito presente a importância de uma revisäo bibliografica
sobre o tema, e estudos de informaçäo teorico-metodologico como instrumentos
que problematizem a realidade a ser estudada.
OBJETO
O objeto de estudo: säo seres humanos, o trabalho de campo envolve a
nossa personalidade - cabeça e coraçäo; e que, assim, tudo aquilo que moldou
essa personalidade esta envolvido, näo só a formaçäo acadêmica: sexo, idade, classe
social, nacionalidade, familia, escola, igreja, amizades. Tudo que desejo
sublinhar é que o que se traz de um estudo de campo depende muito do que se
lava para ele.
É possível ir a campo com idéias pré concebidas, mas o treinamento
cientifico permite o exercicio de apreendê-las e relativiza-las (importância da
teoria).
ESTUDO RELACIONAL - estudar mais de uma sociedade quando possivel
- o contraste: idéias, valores desse povo com os de sua propria cultura,
e isso apesar de todo esforço corretivo implicito em seu conhecimento da
literatura antropologica... perceber linhas de pesquisa
- o estudo de uma segunda sociedade possui também a vantagem de tornar o
investigador mais experiente: ele ja sabe que erros evitar, como iniciar mais
rapidamente suas observaçöes, como cortar caminho na investigaçäo e como
descernir sem muito esforço o que é relevante - pois pode ver os problemas
fundamentais mais depressa.
MÉTODO / TÉCNICAS
- Realizar a observação participante na medida do possivel e do
conveniente, pois assim o pesquisador vive a vida do povo que esta estudando.
- Sugere experimentar coisas, hábitos da outra cultura, mas isto também
teu um lado perigoso, pois nem sempre pode ser bem recebido pelo grupo, e o
pesquisador pode querer fingir sem se dar conta disto... melhor dizer que o
antropólogo vive simultaneamente em dois mundos mentais diferentes, que se
constroem segundo categorias e valores muitas vezes de dificil conciliaçäo.
Tornamo-nos, ao menos temporariamente, uma espécie de duplo marginal, alienado
de dois mundos.
- o problema fica mais evidente
quando somos confrontados por noçöes inexistentes em nossa cultura atual e,
portanto, näo-familiares. Exemplifica com a dificuldade de entender idéias
sobre bruxaria dos Azande
Falando da diferença ente a sociologia e a
antropologia social, questiona: quais as tecnicas, entrevista fechada ou
aberta, depende da situaçäo, tomar nota, em que situaçäo? depende tem que ter
sensibilidade para isto.
Destaca a importância dos informantes, sobretudo informantes chave,
também, pessoa sensivel para entender o modo de vida de seu povo, mas é
fundamental falar a lingua nativa. Acredita que é sempre possivel verificar e
reverificar a informaçäo quando conhece-se a lingua nativa. A mentira pode
secretar informaçöes profundas. Relacionar os informantes com o status e o
papel dele na sociedade, também é uma técnica defendida por Evans-Pritchard.
EVANS-PRITCHARD, E.E.
"Alcance do Tema". In:
Antropologia Social. Lisboa, Ed. 70, 1972.
p. 12. - A
Antropologia Social tem um vaocabulário técnico muito limitado e vê-se obrigada
a recorrer à linguagem comum, que, como todos sabem, näo é muito exata. Os
termos SOCIEDADE, CULTURA, COSTUME, RELIGIAO, SANÇAO, ESTRUTURA, FUNÇAO,
POLITICO, DEMOCRATICO, nem sempre comportam o mesmo significado, quer para
diferentes pessoas, quer em diferentes contextos. Soluçöes?...
ANTROPOLOGIA,
DEFINIÇÖES???
p. 12/13 - Em
Inglaterra e, ainda que em menor grau, nos Estados Unidos, a expressäo
Antropologia Social é utilizada para desginar uma parte de uma matéria mais
vasta que é a Antropologia, isto é, o estudo do homem num certo número de
aspectos. O seu objeto está ligado às culturas e sociedades humanas.
p. 13. Na Europa
continental prevalece a definiçäo "o estudo completo do homem
(Antropologia Fisica ou estudo biologico do homem).
INGLATERRA -
ANTROPOLOGIA SOCIAL
FRANÇA - Etnologia ou
Sociologia
p. 13. Primeira
cátedra oficialmente designaçäo de Antropologia Social - Frazer 1908 em
Liverpool.
p. 13. Inglaterra:
Antropologia Social Antropologia Fisica
p. 14 Caracteriza o
que é Etnologia... estudo preliminar para as comparaçöes que fazm os
antropólogos sociais entre sociedades primitivas, porque é altamente
conveniente, e até mesmo necessário, principiar o trabalho comparativo com as
do mesmo nível cultural ... A Arqueologia Pré-Histórica...
p. 15. O objeto da
Antropologia Social é estudar o comportamento social, geralmente em formas
institucionalizadas, como a familia, sistemas de parentesco, organizaçäo
politica, procedimentos legais, ritos religiosos, e assim por diante, além das
relaçöes entre tais instituiçöes, estuda-se em sociedades contemporâneas ou
naquelas comunidades históricas sobre as quais existe uma informaçäo adequada
para a realizaçäo de tais investigaçöes.
p. 19. A Antropologia
Social é o estudo de todas as sociedades humanas e näo só das sociedades
primitivas, apesar de na prática e por conveniência se ocupar atualmente em
analisar preferentemente as instituiçöes dos povos mais simples. É evidente que
näo pode haver uma disciplina independente consagrada inteiramente ao estudo
destas sociedades. Quando um antropólogo se dedica à investigar um povo
primitivo, o que estuda é a linguagem, a religiäo, as leis, as instituiçöes
politicas, a economia politica.... depara-se com os mesmos problemas gerais que
o estudioso destas matérias nas grandes civilizaçöes do mundo. ... o
antropólogo sempre compara as sociedades.
Entäo, na época, para
Evans-Pritchard: A ANTROPOLOGIA SOCIAL, RAMO DOS ESTUDOS SOCIOLOGICOS QUE SE
DEDICA PRINCIPALMENTE AS SOCIEDADES PRIMITIVAS enquanto que SOCIOLOGIA - ESTUDO
DE DETERMINADOS PROBLEMAS EM SOCIEDADES CIVILIZADAS.
p. 16
"primitivo" - termo técnico
p. 17. Tarefa da
Antropologia Social - estudo sociedades primitivas? Por que? Razöes?
p. 17 O estudo
sociedades primitivas como estudo das instituiçöes enquanto partes dos sistemas
sociais. Sociedades primitivas aparecem como objeto privilegiado pois säo
estruturalmente simples e culturalmente homogêneas, podem ser diretamente
observadas como um todo, antes de tentar estudar sociedades civilizadas
complexas, onde isto näo é possível.
p. 17. Outra razäo,
elas estäo a transforma-se rapidamente e, portanto, torna-se necessário
investigá-las o mais depressa possível... p. 18. Estes sistemas sociais em vias
de desaparecer constituem variantes estruturais únicas, cuja análise nos ajuda
consideravelmente a compreender a natureza da sociedade humana, porque, num
estudo comparativo de instituiçöes, o número de sociedades com que se trabalha
é menos significativos que o seu grau de variaçäo.
p. 18 Outra razäo:
valor intrínseco: Estas sociedades säo interessantes em si mesmas, porque nos
oferecem uma descriçäo da forma de vida, dos valores e das crenças dos povos
que vivem privados daquilo que estamos habituados a considerar como os requisitos
mínimos do conforto e da civilizaçäo.
p. 18/19. Outros
grupos estudados pela Antropologia Social: comunidades rurais, vida urbana,
aldeias e sociedades históricas.
Questöes de METODO
p. 19. ANTROPOLOGIA
SOCIAL - estuda diretamente os povos primitivos vivendo entre eles durantes
meses ou anos. Ocupa-se da sociedade como um todo: estuda a ecologia, economia
politica, instituiçöes legais e politicas, a religiäo, a tecnologia, a
organizaçäo da familia e o parentesco, a ganadaria e a agricultura, a arte, etc...
como partes dos sistemas sociais gerais.
SOCIOLOGIA - estudo
baseado em documentos e estatísticas. Trabalho especializado, investiga
problemas isolados. Ligado a Filosofia social e ao planejamento social. Mas tb.
(p. 20) um corpo geral de conhecimentos teóricos sobre as sociedades humanas.
p. 20. OBJETO DA
ANTROPOLOGIA SOCIAL: relaçäo entre sociologia (corpo geral teorico) e a vida
social primitiva.
quer dizer... (p. 21)
A ANTROPOLOGIA SOCIAL REALIZA UM CONJUNTO DE ESTUDOS DIFERENTES NUMA SERIE DE
SOCIEDADES DISTRIBUIDAS POR TODO O MUNDO. (p. 23) Estuda o conjunto de relaçöes
sociais, relaçöes entre memebros de uma sociedade e entre grupos sociais,
enfatiza mais o estudo da sociedade que o estudo da cultura (aqui no sentido de
costume).
p. 23. A Antropologia
Social pode generalizar com mais facilidade que a Historia... pela análise
comparativa das estruturas sociais
p. 24 Crítica a
Morgan, Spencer, Durkheim, Tylor...
p. 25/26. O que
antropólogo social, ao contrário dos evolucionistas e funcionalistas anteriores
busca ao estudar uma sociedade primitiva? O que ele descreve é a realidade, o
comportamento básico, em que ambos os conceitos (sociedade e cultura) se
encontram incorporados... näo säo entidades separadas mas classes de abstraçöes
distintas..., na antropologia atual (trata-se da atualidade para
Evans-Pritchard) os estudos antropológicos especializam-se sobre instituiçöes
pensadas como elementos de uma estrutura social mais ampla e complexa.
p. 26 Mas o que é
estrutura social para Evans-Pritchard?
Cada sociedade tem
uma forma ou padräo caracteristico que nos permite considerá-la como um sistema
ou estrutura, no seio da qual os seus memebros desenvolvem as suas atividades
em concordância com ela. O uso do termo "estrutura" com este significado
supöe um certo grau de compatibilidade entre as partes, pelo menos suscetivel
de evitar contradiçöes abertas e conflitos. Significa também que tem uma
duraçäo maior que a generalidade das coisas passageiras da vida humana. As
pessoas que vivem numa sociedade podem näo se dar conta de que esta possui uma
estrutura, ou capta-la apenas de uma forma vaga.
p. 27 A TAREFA DO
ANTROPOLOGO SOCIAL É REVELAR A EXISTENCIA DE UMA ESTRUTURA. Uma estrutura
social total, isto é, a estrutura completa de uma sociedade determinada,
compöe-se de um certo número de estruturas ou sistemas subsidiários, e é por
isso que podemos falar de sistemas de parentesco, sistemas econômicos,
religiosos ou politicos...
Assim, quando falamos
das funçöes das instituiçöes, estamos a referir-nos à parte que lhes
corresponde na manutençäo da estrutura da estrutura social.
EVANS-PRITCHARD, E.E.
"Algumas reminiscências e reflexöes sobre o trabalho de campo". In: Bruxaria, oráculos e magia entre os Azande. Rio,
Zahar, 1978. Apêndice IV.
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