segunda-feira, 18 de julho de 2016

Antropografia




Antropografia

            Hora da sesta. Um grande silêncio no casarão.
            Faz sol, depois de uma semana de dias sombrios e úmidos.
            Clarissa abre um livro para ler. Mas o silêncio é tão grande que, inquieta, ela torna a pôr o volume na prateleira, ergue-se e vai até a janela, para ver um pouco de vida.
            As frases acima não são de minha autoria. Não abri aspas propositalmente. Queria chamar a tua atenção para a melhor literatura que há. Trata-se do início do capítulo dezoito de uma obra clássica de Érico Veríssimo: Música ao longe.
            Fiquei boquiaberto, quando eu li tamanha riqueza literária. O autor consegue “pintar uma cena”, através de recurso gráfico específico. É como se eu estivesse lá no casarão e assistisse aquele enredo desenrolar-se: Clarissa buscando um pouco de vida debruçada na janela. Lindo, mil vezes lindo. Que capacidade de construir um texto envolvente, rico e belo. Não há como copiar isto. Coloquem as aspas lá, por favor, e leia novamente.
            Fiquei chocado com a notícia do descalabro havido na administração municipal. O Ministério Público propõe uma Ação Civil Pública onde são réus o Secretário Municipal de Agricultura e o seu subalterno, médico veterinário supervisor de matadouros de animais. Há indícios da ocorrência de improbidade administrativa e enriquecimento ilícito dos agentes públicos em tela. Consta na inicial que o secretário autorizou determinada empresa abater animais com o uso de MARRETA, provocando afronta grave a legislação atual que não tolera mais este tipo de estupidez humana. Chocado, triste e revoltado com a notícia.
            E a antropografia? Você sabe do que se trata? Pois, então. Existe um ramo da antropologia que estuda o corpo humano. A antropologia física é pouco difundida, mas já teve uma fase áurea. Venho com este assunto, pois ele está no seio da próxima publicação que vai ocorrer em série a exemplo da anterior. Desta vez trata-se da “Indianidade PortoAlegrense”. Mais uma invenção de jacquesja apresentada para os doutos da academia.  Aguarde novidades sobre. Em breve nas páginas aqui do blog.
            Desejo bom início de semana para todos os amigos e leitores do blog.
            Namastê.






Nenhum comentário: