Morre ex-empresário Assis Paim Cunha, pivô do escândalo Coroa-Brastel
Ele teve um ataque cardíaco em casa, em Miguel Pereira.
Corpo está sendo velado em Vassouras, onde também será enterrado.
O escândalo
(extrato da notícia)
O caso Coroa-Brastel foi aberto pela Justiça em 1985, quando uma denúncia chegou ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra o empresário e contra dois ministros, Delfim Neto (Planejamento) e Ernane Galvêas (Fazenda).
Os ex-ministros eram acusados de desviar irregularmente recursos públicos na liberação de empréstimo da Caixa Econômica Federal ao empresário em 1981.
O empréstimo de, na moeda da época, cruzeiros - Cr$ 2,5 bilhões -, seria utilizado no reforço de capital de giro do grupo e no plano de expansão da Brastel. Segundo a denúncia, o dinheiro teria servido para quitar dívidas junto ao Banco do Brasil e ao Banespa.
O caso foi a julgamento em 94. A denúncia contra Galvêas foi rejeitada. Já a acusação contra Delfim, então deputado pelo PPR-SP, não chegou a ser examinada. A Câmara negou licença ao STF para processá-lo.
Fonte:
https://g1.globo.com/Noticias/Rio/0,,MUL832463-5606,00.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário