quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

AAPC

Segue abaixo o conteúdo de um folder da AAPC.
Recordar é viver.





OS CAMPOS DE VIAMÃO

Nas incursões pelo litoral, os luso-brasileiros descobriram imensos rebanhos de gado, na Vacaria do Mar que pertenciam aos índios Guaranis das reduções Jesuíticas. Ao longo das trilhas dos tropeiros (conduziam tropas de gados) surgiram currais e invernadas. Nesta época (1732) os Campos de Viamão pertenciam à paróquia de Laguna.
Em 1763 Viamão passou a ser sede do Governo da Comandância de São Pedro do Rio Grande (antiga denominação do Estado do Rio Grande do Sul). A Câmara Municipal funcionou em Viamão de 18/06/1766 a 29/08/1773, quando foi mudada para Porto Alegre, a nova capital da Comandância do Rio Grande.
O Decreto de 06/10/1838, da República Rio-Grandense, elevou Viamão à categoria de vila com o nome de Setembrina que junto com a vila de Triunfo formava a Comarca de Abrilina. Em 11/06/1880, pela Lei No. 1.247, Viamão foi elevada à categoria de vila, pelo Governo Provincial, desmembrando-se do município de Porto Alegre.
O Decreto No. 7.842 de 30/06/1939 elevou Viamão à categoria de Cidade.





FOTOS: Imagens Digitalizadas do Acervo AAPC / CESAJO


.   A A P C
Contatos no Fone: 493 – 41 59
Correspondências devem ser enviadas para Rua Lisboa, 475  - Santa Isabel
Cep.:  94 480 - 550       Viamão / RS 

Endereço Eletrônico:
Jacomini@bscsh.ufrgs.br



Associação  dos  Amigos  do
  Patrimônio  Cultural  de  Viamão
 
















“Não  existe nenhuma razão, natural  ou não, para que uma sociedade se conserve, salvo  justamente a sua cultura,  que  é  o instrumento  de  luta  contra  a  dissolução”  ( Duvignaud, 1983).
"A cultura representa uma vontade de construirmos um futuro socialmente possível, representada por ' uma vontade de ultrapassar a vida' ” (Bachelard, 1988).



 
PALAVRAS  DA  DIREÇÃO  DA  AAPC
A Cultura, os bens e o patrimônio cultural de uma cidade fazem parte do dia a dia e da vida dos habitantes de qualquer cidade, no entanto, na maioria das vezes, as pessoas não percebem ou observam isto.
Aqueles cidadãos que trabalham com cultura, produzindo-a, discutindo-a, pesquisando-a ou fomentando-a, tem em seu imaginário sensações e relações de pertencimento mais forte e mais definidas em relação ao vasto patrimônio cultural pertinentes ao seu local de origem.
Inspirados nestes pressupostos, fundamos a Associação dos Amigos do Patrimônio e dos Bens Culturais do Município de Viamão (AAPC) que, em parceria com o Centro de Estudos Sociais e Antropológicos Jerônimo de Ornellas, tem como principal objetivo trabalhar, enquanto Organização Não Governamental (ONG), em prol da preservação, fomentação e potencialização de todas as manifestações, expressões e patrimônio cultural da cidade de Viamão. Propiciar, oportunizar e viabilizar pesquisas, estudos, debates e discussões acerca da cultura local são também nossos objetivos.
Para que tenhamos êxito em  nosso trabalho e na busca e realização das nossas metas, necessitamos que todos os viamonenses, “amigos da cultural local”,  comunguem conosco, associando-se aos nossos ideais, ampliando-os, reformulando-os e fortalecendo-os. Podemos assegurar que todos serão bem recebidos e respeitados em suas idéias, propostas e sugestões, pois os princípios democráticos e participativos são fundantes deste grupo associativo que ora se apresenta para a comunidade viamonense.

Saudações    da    direção   da    AAPC.

ALGUNS  CONCEITOS  FUNDAMENTAIS  PARA  O  NOSSO  TRABALHO:
PATRIMÔNIO  CULTURAL
O Patrimônio Cultural pode ser dividido em três grandes categorias de elementos  (Segundo orientação  do professor francês  Varine-Boham)
I - Elementos  pertencentes  à  natureza e ao meio ambiente;
II - Elementos  pertencentes ao conhecimento, às técnicas e ao saber fazer;
III -  Elementos  denominados Bens Culturais que englobam toda sorte de coisas, objetos, artefatos e construções obtidas a  partir do meio ambiente e  do saber fazer.

Segundo a Constituição Federal Brasileira:
Art.  216.  Constituem patrimônio cultural brasileiro os bens de natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referência à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira, nos quais se incluem:
I - as formas de expressão;
II - os modos de criar, fazer e viver;
III - as criações científicas, artísticas e tecnológicas;
IV - as obras, objetos, documentos, edificações e demais espaços destinados às manifestações artístico-culturais;
V - os conjuntos urbanos e sítios de valor histórico, paisagístico, artístico, arqueológico, paleontológico, ecológico e científico.

TOMBAMENTO
Inscrição do Bem Artístico e / ou cultural em determinado livro de tombo.



PRESERVAÇÃO  DO  PATRIMÔNIO  CULTURAL
“É dever de patriotismo preservar os recursos materiais e as condições ambientais em sua integridade, sendo exigidos métodos de intervenção capazes de respeitar o elenco de elementos componentes do Patrimônio Cultural”
Declaração de Carlos A . C . Lemos, autor do livro “O Que é Patrimônio Histórico”,

PORQUE  PRESERVAR:

§  Para defender nossas raízes culturais;
§  Para compreender a nossa história;
§  Para que informações preciosas sobre nossa cultura não se percam para as futuras gerações;
§  Para permitir uma valorização turístico-cultural em benefício da comunidade.


COMO  PRESERVAR:

OBJETIVOS:
§  Registrar os diferentes modos de vida ao longo do tempo;
§  Divulgar as várias culturas que têm origem em diferentes grupos étnicos;
§  Mostrar a evolução e técnicas de construção utilizadas pela comunidade;
§  Possibilitar a comparação de técnicas e estilos utilizados.

ETAPAS:
§  Identificar os bens que têm valor para a comunidade;
§  Comprovar com especialistas esse valor;
§  Fazer o registro através de levantamento fotográfico e cadastral;

§  Usar os meios legais disponíveis para manutenção e preservação.

Nenhum comentário: